Iniciativa garante oportunidade a pessoas que estavam à margem da realidade da internet, o acesso ao mundo virtual
O Projeto de Inclusão Digital na terceira idade realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria de Educação é destaque nacional no Portal do Professor que está inserido no site do Ministério de Educação, através de uma matéria jornalística que aborda a importância do contato dos idosos com o mundo digital.
A ação foi reconhecida nacionalmente como revolucionária por ser inovadora ao dar oportunidade a pessoas que estavam à margem da realidade virtual da internet e passaram a ter acesso às múltiplas possibilidades comunicativas que este meio de proporciona. Realizado com 26 idosos no período de 11 de maio a 13 de julho de 2009, o curso utilizou o Linux Educacional versão 2.0, programa em software livre desenvolvido pelo MEC.
A matéria da jornalista, Fátima Schenini, intitulada "Software livre colabora com inclusão digital de idosos" enfatizou as transformações ocorridas na vida dos alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). "A gente tem que botar a mente para funcionar. Tenho email, tenho orkut, participo de comunidades virtuais", salienta. Maria Helena destaca que não vê as horas passarem quando senta no computador. "Às vezes até queima o arroz, mas é gostoso", conta bem-humorada.
O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos docentes. O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos.