Fazendo cidadania!

Nazareth Araújo palestra sobre “Mulher Cidadã: O papel da mulher na sociedade contemporânea”

As políticas públicas do Acre chamam atenção e servem de exemplo para outros estados (Foto: Val Fernandes/Secom)

Dentro da programação da XXXVII Conferência Distrital do Rotary Club, que está sendo realizada em Rio Branco, a vice-governadora, Nazareth Araújo, palestrou, na manhã deste sábado, 22, no Teatro Universitário da Ufac, sobre “Mulher Cidadã: O papel da mulher na sociedade contemporânea”.

Este é o segundo dia que Nazareth Araújo palestra para os rotarianos dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, numa agenda que está ocorrendo em Rio Branco desde a última quinta-feira, 20. No primeiro encontro, a vice governadora falou sobre o Acre Solidário – projeto desenvolvido pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida.

Idealizado pelo governador Tião Viana e executado pelo gabinete da Vice-Governadoria, o projeto Mulher Cidadã tem chamado atenção por trabalhar a igualdade de gênero, que está entre os objetivos de desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o milênio.

Em dois anos de atuação, o projeto já beneficiou milhares de mulheres acreanas, principalmente aquelas que residem em áreas de difícil acesso. Os serviços ofertados vão desde os atendimentos médicos nas áreas de pediatria, ginecologia, exames de PCCU, diabetes, serviços jurídicos e odontológicos, rodas de conversas sobre violência doméstica a serviços de estética, visando fortalecer o processo de autoestima das mulheres.

Nazareth Araújo frisou que o governo do Acre orienta suas ações dentro dos princípios de governança por entender que viver numa sociedade é saber trilhar caminhos rumo ao desenvolvimento social e econômico, sabendo o que é melhor para ela. “A partir daí promovemos as políticas públicas, otimizando recursos para melhor atender as pessoas. Esses são nossos compromissos, que também são compromissos globais”, frisou a vice-governadora.

O projeto também chama atenção por ter como meta fortalecer o acesso das mulheres ao atendimento básico do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e ao de Saúde (SUS), aumentando assim, a segurança jurídica das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade.