Nazareth Araújo e Marlúcia Cândida participam de formação sobre a Primeira Infância em São Paulo

Curso tem como finalidade melhorar e aperfeiçoar o atendimento à primeira infância no país (Foto: Val Fernandes/Secom)

Nesta segunda, 26, e terça-feira, 27, a vice-governadora Nazareth Araújo e a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, participam, em São Paulo, do Curso Internacional de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância 2017 – Apresentação dos Planos de Ação que estão sendo desenvolvidos nos estados.

O curso é oferecido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) da United Way. A iniciativa é um desdobramento da ação realizada no início deste ano em Boston (EUA) e que contou com a presença das representantes acreanas.

Em sua apresentação, Nazareth Araújo irá falar sobre o “Protocolo de Convergência – Ações entre os Estados e o Programa Feliz”, que trata sobre construir o protocolo de Intersetorialidade dos Programas Estaduais da Primeira Infância do Acre, Alagoas, Ceará e Paraná, em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social.

O trabalho mostra como evitar a duplicidade de serviços e lacunas no atendimento e como otimizar os recursos humanos e financeiros, reduzindo custos globais, tanto do ponto de vista de quem está prestando serviço quanto do indivíduo que o acessa.

Será mostrada também a importância de unificar procedimentos, agrupar equipes e fortalecer a comunicação, mostrando os efeitos sobre os desenvolvimentos da criança.

Janelas de oportunidade para a Primeira Infância

Em sua apresentação Marlúcia Cândida irá destacar a “Formação Intersetorial para atuar com a Primeira Infância”. Na pesquisa são abordadas as ações que motivaram a proposta de estudo e o conceito da “Janela de oportunidade da Primeira Infância”.

É abordado ainda sobre a necessidade de ampliação de conhecimento e habilidades dos profissionais para estimular o desenvolvimento integral da criança e ainda a pouca oferta de formação interdisciplinar, teórico-prática, que envolva dimensões cognitiva, emocional e comportamental na primeira infância.

Consta que está entre os objetivos e metas da proposta elaborar e aplicar um programa curricular, de caráter intersetorial, como experiência piloto visando contribuir para a formação de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social para estimular e enriquecer o desenvolvimento integral das crianças de Primeira Infância.

A meta é formar 800 profissionais na experiência piloto, registrar e avaliar para sua replicabilidade.

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