Nazareth Araújo defende união amazônica em Conselho da Sudam

Em Belém do Pará, a vice-governadora do Acre Nazareth Araújo participa da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam) nesta sexta-feira, 23.

Em pauta, a apreciação do Comitê Técnico sobre o ajuste das Diretrizes e Prioridades para Aplicação dos Recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), para o exercício de 2017.

Nazareth Araújo falou sobre a importância da união dos estados do Norte em prol do desenvolvimento sustentável (Foto: cedida)

Com isso, o fundo poderá financiar novamente projetos de geração, transmissão e distribuição de energia. O que já havia sido reafirmado por uma portaria do Ministério de Integração Nacional.

Além disso, foi discutida a criação de um Comitê Provisório com a finalidade de propor alterações na legislação do FDA, para resgate da atratividade do Fundo e retomada da aplicação de seus recursos. Também foi analisada a criação da ouvidoria do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e questões ligadas ao crédito do Banco da Amazônia e FNO.

“Hoje tivemos a aprovação de várias matérias para poder superar a burocracia e assim buscar o viés adequado para o momento que estamos vivendo no Brasil”, deliberou Nazareth, apontando avanços que ajudarão no desenvolvimento da região.

Amazônia unida

A fala da vice-governadora foi pontuada pela união dos estados amazônicos, por suas identidades em comum, observando suas peculiaridades. “A gente se soma enquanto estado da Amazônia independente de qualquer situação de cor de partido, porque a nossa cor aqui é a da Amazônia, do desenvolvimento e da oportunidade, com qualidade de vida e respeitando os princípios da sustentabilidade”, disse.

Com o desenrolar da reunião pôde-se ver também representantes do poder legislativo buscando uma união de bancada para fazer ecoar as propostas discutidas no Conselho. Propostas como a destinação de um percentual de investimento específico para o desenvolvimento da área de ciência e tecnologia, somado ao saber acadêmico e assim transformando a realidade de pessoas nos locais mais distantes.

O Conselho aprovou, por meio dos fundos de desenvolvimento da Amazônia, o plano de industrialização. O que vai fortalecer o conjunto de estados que representa de 61% do território nacional.

“O governador Tião Viana busca sempre essa visão, de fazer coincidir os interesses das populações que moram dentro das nossas florestas com o desenvolvimento econômico e social. Para que a gente tenha um respeito à Amazônia, aproveite a tecnologia com muito saber e coerência as áreas que já estão abertas”, finalizou Nazareth.

Participaram representantes dos estados do Pará, Tocantins, e Acre, além dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda, Banco da Amazônia, Federação dos Trabalhadores na Indústria do Pará, Federação da Agricultura do Estado do Amapá e Confederação Nacional dos Municípios. Além do ministro da Integração, Helder Barbalho.

Acre sede da próxima reunião

Durante a reunião, foi decidido o Acre como sede da próxima reunião do Conselho. “Isso nos coloca numa situação muito honrosa de receber nossos irmãos, representantes dos estados do Norte, das federações, dos produtores e trabalhadores para que as visões se ampliem e observem também as matrizes de desenvolvimento que há em cada estado”, falou Nazareth.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter