Navio Nash Montenegro inicia atendimento em Cruzeiro do Sul

 

Nash Montenegro foi construído pelo governo do Acre e cedido à Marinha do Brasil (Foto: Onofre Brito)
Nash Montenegro foi construído pelo governo do Acre e cedido à Marinha do Brasil (Foto: Onofre Brito)

O Navio de Assistência Hospitalar (Nash) Dr. Montenegro ancorou em Cruzeiro do Sul neste domingo, cumprindo a 16ª Operação Acre, que realiza atendimento a comunidades ribeirinhas no Médio e Alto Juruá, até o município de Marechal Thaumaturgo.

O Nash Montenegro foi construído pelo governo do Acre e cedido à Marinha do Brasil. Desde o ano 2000 realiza a jornada de atendimentos de janeiro a abril. Neste ano a expectativa é atender até 25 mil ribeirinhos. Na segunda, 1, a equipe médica do navio está atendendo a comunidade Alagoinhas.

(Foto: Onofre Brito)
O navio tem dois consultórios odontológicos (Foto: Onofre Brito)

Além disso, o comando do navio se reúne com representantes da Secretaria de Estado de Saúde, que dá apoio às ações, para definir a programação das visitas às comunidades.

O atendimento nos próximos dias será realizado na região de Cruzeiro do Sul. E, assim que o nível da água se elevar, o navio sobe para o Alto Juruá, segundo o informa o comandante da embarcação, capitão de corveta Telmo Oliveira.

O regime das águas está bem diferente neste ano. No ano passado, quando o navio chegou, ele teve que esperar o rio baixar um pouco para que pudesse passar por baixo da ponte do Juruá. Neste ano, o navio encontrou dificuldades para subir até Cruzeiro do Sul e acabou tendo que ancorar no Porto do Governo, diferentemente dos outros anos, quando ancorava no Porto da Várzea.

Atendimento

 O comandante Telmo espera um repiquete no rio Juruá para poder subir até Marechal Thaumaturgo (Foto: Onofre Brito)

O comandante Telmo espera um repiquete no rio Juruá para poder subir até Marechal Thaumaturgo (Foto: Onofre Brito)

O navio oferece atendimento médico e odontológico, exames clínicos, cirurgias de pequeno porte e distribuição de medicamentos. Para isso conta com dois consultórios médicos, dois odontológicos, uma sala da vacinação, um mamógrafo, farmácia, enfermaria e, como novidade, um novo aparelho de raio-x, com conversor digital de imagens.

Fazem parte da tripulação 67 militares, dos quais 20 são da equipe de saúde. Na equipe estão cinco médicos, quatro dentistas, um enfermeiro, uma farmacêutica, todos oficiais e mais nove praças, sendo sete auxiliares de enfermagem, um técnico em radiologia e um técnico em laboratório.

A farmácia do navio está abastecida com seis toneladas de remédios e aguarda ainda a chegada de outras três toneladas.

O Nash Montenegro saiu de Manaus no dia 8 de janeiro. A partir de 18 de janeiro, já no Médio Juruá, realizou 2.177 atendimentos em 21 comunidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter