Natex segue com missão de atender demandas do Ministério da Saúde

A fábrica de preservativos masculinos do Acre, Natex, segue com sua produção a todo vapor para atender solicitações do Ministério da Saúde (MS) seguindo o fluxo de demandas de envio para os estados brasileiros.

O contrato entre a fábrica e o MS se dá por intermédio da Fundação de Estado de Tecnologia do Acre (Funtac). Nesta semana, por exemplo, mais uma carga foi enviada com destino a Rondônia, no total de 1.503.936 unidades. Já o envio mensal para fora do Acre gira em torno de quatro milhões, segundo informações repassadas pela Funtac.

Em 2016, a fábrica forneceu para o Ministério da Saúde (MS) o total de cem milhões de unidades. Para este ano, o fluxo segue dentro do programado.

 Parceria

Fábrica valoriza trabalho de extrativistas (Foto: Arquivo Secom)

Atualmente a Natex é responsável pelo fornecimento de 15% dos preservativos distribuídos pelo MS e tem a missão estratégica de preservar as reservas extrativistas, por utilizar a borracha nativa como matéria-prima, seguindo práticas tradicionais e contribuindo com a sustentabilidade econômica e social da floresta tropical.

A indústria gera mais de 120 empregos diretos e possui 700 famílias cadastradas e envolvidas na venda do látex direto à fábrica. Com capacidade de produzir até 200 milhões de preservativos por ano, a fábrica utiliza no momento metade desse potencial, mediante certificação da Anvisa e do Inmetro.

De acordo com a diretora-presidente da Funtac, Silvia Luciane Basso, a parceria do ministério reforça a credibilidade do trabalho realizado com as comunidades extrativistas, ao mesmo tempo em que a Natex contribui para o reforço das ações de unidades básicas de saúde e de campanhas de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter