ação solidária

Natal Solidário será realizado para população em situação de rua

A associação beneficente Vidas na Rua realiza a campanha Natal Solidário para as pessoas em situação de rua, com apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), além de várias entidades da sociedade civil.

A ação solidária terá início às 15 horas de segunda-feira, 21, na praça da Catedral, centro de Rio Branco, em frente ao Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop).

Ação será realizada próximo à praça da Catedral, no centro de Rio Branco Foto: Cedida.

“Todo ano temos realizado esse projeto para que os moradores de rua também possam ter um momento feliz, por mais simples que seja, vamos realizar o Natal Solidário”, ressaltou o coordenador do projeto Natal Solidário, Ermelindo Silva Sorriso.

A SEASDHM doou kits de higiene, disponibilizou tendas e confeccionou a faixa do movimento para a ação do natal solidário com as pessoas em situação de rua.

“Fomos convidados pela Associação Vida nas Ruas para participar desse lanche que será servido aos moradores de rua. Na oportunidade iremos entregar kits de higiene e a SEASDHM está auxiliando na logística para a realização do evento”, disse a secretária de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Ana Paula Lima.

Segundo dados da SASDH, atualmente existem 282 pessoas em situação de rua, em Rio Branco. A prefeitura realiza o serviço especializado em abordagem social, um serviço de busca ativa nos locais da capital que visam a identificação das pessoas em situação rua e outros problemas sociais.

Silvia Aletícia, gerente do Departamento de Proteção Social Especial, destaca que a prefeitura de Rio Branco oferece serviços direcionados à população em situação de rua como o Centro Pop, que é um espaço de referência para essas pessoas que podem ser atendidas em suas demandas e recebem os devidos encaminhamentos.

“Além do auxílio em diversos serviços para emissão de documentação civil, o Centro Pop também é um espaço destinado para a higienização das pessoas em situação de rua e a para guarda de seus pertences. Há outras duas unidades de acolhimento para que possam dormir e restabelecer sua vida com acesso a políticas públicas que o façam retornar a sociedade”, pontuou Aletícia.