O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou mais uma edição do programa Natal Compartilhando Esperança com a entrega de brinquedos e vestuários para crianças e adolescentes carentes. A ação aconteceu neste sábado, 7, nos municípios de Santa Rosa do Purus e Jordão. A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, representou o governador Gladson Cameli na agenda marcada pela emoção e alegria de milhares de famílias.
“Essa ação determinada pelo governador Gladson Cameli é inspirada nos valores de partilha e cuidados. Não trazemos apenas presentes, mas também esperança e dignidade às pessoas”, disse Mailza ao ser recepcionada no aeródromo do município de Santa Rosa do Purus na manhã de sábado.
Acompanhada pelo prefeito do município de Santa Rosa, José Altamir de Sá, a secretária de Estado da Mulher, Mardhia El-Shawwa, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, e o secretário de Obras Públicas, ítalo Lopes, a vice-governadora foi para a escola padre Paulino Baldassari, onde uma multidão aguardava para o início da programação.
Ela foi recepcionada com a apresentação de indígenas do Centro de Convivência Municipal. Crianças misturaram arte, dança, filosofia e musicalidade, por meio de movimentos de capoeira, emocionando todos os presentes.
Em seu discurso, a vice-governadora lembrou os parceiros que ajudam na realização do programa como a Receita Federal, os Correios e as prefeituras. “Desde a sua concepção, essa ação busca unir esforços, não fazemos nada sozinhos. Essa união oferece acesso a serviços essenciais como a emissão de registro civil, orientações sobre o bolsa família, doações de roupas e calçados para quem mais precisa, isso é fazer gestão para as pessoas”, acrescentou.
Outro destaque dado pela titular da SEASDH foi a logística de transportes para realização de mais uma edição do programa nos municípios de difícil acesso. Os brinquedos e os vestuários foram transportados de barco em duas rotas: do município de Manoel Urbano para Santa Rosa do Purus e do município de Tarauacá para Jordão. “Um percurso de oito dias no transporte, envolvendo vários profissionais para que pudéssemos estar aqui hoje vendo o sorriso dessas crianças”, observou Mailza.
Após a solenidade de abertura, a vice-governadora e as demais autoridades visitaram as salas onde foram ofertados serviços de cidadania. Na sala do programa Vestuário Social, Mailza posou para fotos ao lado de famílias contempladas por doações da Receita Federal. O senhor Maurício Kashinawá, de 49 anos, disse que vai usar a roupa que ganhou na virada de ano. “Estou feliz pela doação, um ato muito carinhoso com a nossa população”, destacou Maurício.
Na sala do Papai Noel era grande a expectativa de mais de 500 crianças cadastradas pelos programas sociais do governo federal que foram receber presentes. A pequena Hayla Kashinawá foi uma das beneficiadas. Sua mãe, Maria Kashinawá expressou a felicidade da família. “Estamos muito felizes com tudo que recebemos do governo”, relatou Maria.
O prefeito de Santa Rosa do Purus, Altamir Sá, agradeceu a realização da ação. Para ele, após os impactos vividos pela crise climática, o evento trouxe mais esperança a população. “Ficamos muito felizes com a ação da vice-governadora em nosso município, Natal é tempo de esperança, o sorriso no rosto da população fala tudo”, acrescentou Altamir.
Jordão abraçou o programa
na tarde de sábado foi a vez da comunidade do município de Jordão receber a edição do Natal Compartilhando Esperança. O encontro aconteceu no ginásio municipal e reuniu milhares de famílias. A vice-governadora Mailza Assis e os secretários de estado foram recepcionados pelo presidente da Câmara, vereador Océlio Farias e a secretária e primeira-dama do município, Ivanete Lopes.
“Eu e o governador Gladson Cameli temos um carinho especial por Jordão, hoje é um dia em que reunimos esforços para trazer mais esperança e cidadania à todos ”, disse Mailza.
Crianças cadastradas em programas sociais tiveram acesso aos brinquedos doados pela campanha. Adolescentes receberam três peças de vestuários doados pela Receita Federal e os Correios. Em Jordão, a titular da SEASDH, acompanhada dos secretários de governo, também fez questão de visitar as salas com serviços de cidadania.