NAP oferece atendimento psicossocial para agentes da segurança pública

 

O Núcleo de Apoio Biopsicossocial (NAP), órgão veiculado a Secretaria de Segurança Pública, tem novo endereço (Assessoria Sesp)

O Núcleo de Apoio Biopsicossocial (NAP), órgão veiculado a Secretaria de Segurança Pública, tem novo endereço (Assessoria Sesp)

O Núcleo de Apoio Biopsicossocial (NAP), órgão veiculado à Secretaria de Segurança Pública, tem novo endereço. Desde a manhã de sexta-feira, 16, a instituição passou a funcionar na Rua Geraldo Mesquita, 216, no bairro Estação Experimental.

De acordo com informações da coordenadora do NAP, Francisca Belém, o projeto de implantação do núcleo teve por objetivo oferecer atendimento psicossocial aos policiais civis e quadro de apoio da Sesp. E, logo após ocorrer a celebração do convênio com o governo federal através do projeto de estruturação do núcleo, o objetivo foi atender todo o sistema integrado de segurança pública visando oferecer auxílio biopsicossocial aos policiais civis, militares, bombeiros e quadro de apoio. São ações preventivas que possibilitam o bem-estar psíquico, reintegração dos servidores em seu ambiente de trabalho, orientando no enfrentamento das dificuldades emocionais e auxilio à instituição no gerenciamento das problemas inerentes ao desempenho da função.

Belém é gestora, fundadora e a principal articuladora das políticas públicas no âmbito da Sesp, que visam auxiliar nas demandas do servidor que demonstrem comprometimento em seu bem-estar e nas suas relações pessoais, familiares e institucionais.

“Nossa ideia é oportunizar um novo modelo de vida que possibilite mudanças positivas na forma de enfrentar seus conflitos e dificuldades diante dos eventos negativos, desenvolvendo e fortalecendo competências emocionais, tornando-o menos vulnerável a fatores estressores”, diz.

Durante a apresentação das novas instalações do NAP, Belém disse que a Sesp, através da nova gestão liderada pelo governador Tião Viana, deu a atenção devida ao Núcleo. “Posso garantir que nunca antes o NAP havia recebido a visita de um secretário de Segurança, como tem feito o secretário Reni”, afirmou.

Os encontros de comunicação e vivência e demais modalidades de atendimento com os profissionais das Unidades da Polícia Civil e quadros de apoio da Sesp serviram de parâmetros para criação de programas e ações preventivas no interesse de contribuir no fortalecimento dos laços familiares, diagnosticando situações de vulnerabilidade, estimulando a reflexão e o estabelecimento da ajuda grupal que impulsione a busca de alternativas específica e adaptativas à nova realidade pós-atendimento.

Belém diz que a parceria com as universidades possibilita atender as demandas.  Dados levantados pelo setor de estatística do NAP afirmam que patologias prevalentes são identificadas com os atendimentos junto aos policiais civis e quadro de apoio da Sesp desde a criação do Núcleo.

O novo espaço e estrutura mobiliária possibilitarão o atendimento a todos os servidores de segurança a partir da oficialização e da indicação dos gestores representativos de cada instituição que faz parte do sistema integrado de segurança pública.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter