Na última semana do Agosto Lilás, governo do Acre alcança mais de mil mulheres nos municípios do interior

A equipe multidisciplinar da Secretaria da Mulher do Acre (Semulher), por meio da Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, o Ônibus Lilás, esteve esta semana nos municípios de Xapuri, Sena Madureira e Manoel Urbano. O atendimento às mulheres do interior faz parte da programação das ações da campanha Agosto Lilás, que conta com 31 dias de trabalho em prol das mulheres de todo o estado, inclusive do interior.

Mulheres recebem atendimento da Secretaria da Mulher no interior do estado. Foto: Kauã Cabral/Semulher

Mais de mil mulheres foram beneficiadas com serviços psicológicos, jurídicos e de assistência social, palestras e rodas de conversa sobre a Lei Maria da Penha, quando foram descritos os tipos de violência contra a mulher e divulgados os canais de denúncia, com a entrega de materiais informativos, de suporte e apoio às vítimas e incentivo à quebra do ciclo da violência.

Secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, na campanha Agosto Lilás – Feminicídio Zero. Foto: Franklin Lima/Semulher

“Durante o mês do Agosto Lilás, as equipes da Secretaria da Mulher têm atuado em todo o estado, levando os serviços que são tão necessários às mulheres. Nesta campanha de conscientização, buscamos primordialmente prevenir, mas também alertar aquela mulher que vivencia algum tipo de violência ou uma pessoa que conhece alguém que está passando por isso, de forma a romper esse ciclo e denunciar. O feminicídio é um crime evitável e estamos trabalhando justamente para isso”, disse a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Xapuri

Na terça-feira, 20, a Semulher esteve no Seringal Nazaré, na Colocação Nova União, em Xapuri, prestando serviços à comunidade rural, e indo também ao centro da cidade. Conforme a coordenadora da ação, Dandara Viana, algumas localidades precisam principalmente das ações de conscientização, já que muitas mulheres não conhecem seus direitos.

Xapuri recebeu ações de atendimento à mulher no Ônibus Lilás. Foto: Andrey Maia/Semulher

“A informação é uma ferramenta poderosa no combate à violência; algumas mulheres precisam dar o primeiro passo para sair disso, mas, por não saber como ou onde [procurar ajuda], não ficam sabendo que existe uma rede de proteção e acolhimento e acabam presas. É sempre um momento especial quando vamos até elas e acolhemos, informamos e orientamos”, explicou Dandara.

Sena Madureira

Abordagens educativas foram realizadas na Reserva Extrativista Cazumbá, em Sena Madureira. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A população da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, em Sena Madureira, recebeu os atendimentos da pasta na quinta-feira, 22, e na sexta-feira, 23. Diversos órgãos parceiros integraram a ação, como a SEASDH, com os serviços de registro civil e segunda via de documentação, e a Secretaria de Saúde de Sena Madureira, com aferição de pressão, vacinação, consulta com clínico-geral, distribuição de medicação e outros serviços.

Semulher distribuiu material informativo da campanha Agosto Lilás, divulgando canais denúncia. Foto: Rebeca Martins/Semulher

“O compromisso do governo do Acre, por meio da Secretaria da Mulher, é chegar até as mulheres que vivem em regiões de difícil acesso, nas localidades mais longínquas, levando atendimentos, serviços, autoestima, bem-estar, fortalecendo essas mulheres”, destacou a coordenadora da equipe que atuou no Cazumbá, Isadora Souza.

Manoel Urbano

Já em Manoel Urbano, a Secretaria da Mulher atendeu as mulheres tanto nas comunidades rurais Aréis e Polo Itaúba, como na Assembleia de Deus e no Palco Municipal.

Um dos atendimentos à comunidade em Manoel Urbano foi realizado na igreja Assembleia de Deus. Foto: Kauã Cabral/Semulher

“A palestra foi muito boa, porque tem muitas mulheres que sofrem violência e não têm como comunicar para outras pessoas. Eu já passei por isso, então posso dizer que às vezes procuramos ajuda e não sabemos. A pessoa [o agressor] diz que vai mudar e não vai fazer de novo. Então, enquanto nós, mulheres, não tomarmos uma decisão, continuamos sofrendo; eu tomei uma decisão e consegui sair”, disse Aldriene de Paiva, de 24 anos.

Finalização do Agosto Lilás

Os serviços permanecem durante o restante do mês e continuam após esse período. A finalização do Agosto Lilás culmina em uma grande mobilização no sábado, 31, na Expoacre. A ação busca o impacto imediato da população.

Finalização da campanha Agosto Lilás será na Expoacre. Foto: Andrey Maia/Semulher

As atividades de conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e, sobretudo, contra as mortes violentas em razão do gênero, são realizadas em parceria com os órgãos, instituições e autoridades parceiras, além da sociedade civil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter