Na Cidade do Povo, vice-governadora Mailza entrega certificados a participantes do Programa Mulheres Mil

A vice-governadora Mailza Assis entregou nesta terça-feira, 23, certificados de conclusão do curso de Empreendedorismo pelo Programa Mulheres Mil, promovido pelo Instituto Federal do Acre (Ifac). A iniciativa tem como foco a qualificação profissional e a inserção de mulheres no mercado de trabalho, com estímulo à autonomia econômica e à geração de renda.

Vice-governadora entregou certificados do curso de empreendedorismo do Ifac. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Raimunda Silva Pará, na Cidade do Povo, em Rio Branco, e certificou 24 alunas do curso de Microempreendedoras Individuais. A formação é voltada à inclusão produtiva e ao fortalecimento social feminino.

Na oportunidade de abertura, o jornalista, advogado, servidor do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) Moisés Alencastro, de 59 anos, achado morto na noite desta segunda-feira, 22, recebeu uma homenagem com um minuto de silêncio e uma salva de palmas.

Mulheres foram certificadas por meio do Programa Mulheres Mil. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Durante o evento, a vice-governadora, que também é secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, destacou o simbolismo do momento para as participantes. “Estamos celebrando conquistas, superações e novos começos. Quando uma mulher tem acesso à educação e à qualificação, ela transforma a própria vida e também o seu entorno”, afirmou Mailza, ao parabenizar as concluintes.

Segundo a vice-governadora, o certificado recebido representa mais do que a conclusão de um curso. “Vocês chegaram até aqui com coragem, dedicação e vontade de mudar a própria história. Esse certificado representa esforço, aprendizado e, principalmente, autonomia”, ressaltou.

Vice-governadora falou da importância da certificação de mulheres que estão em vulnerabilidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Programa Mulheres Mil

O programa Mulheres Mil é uma política pública transformadora, voltada especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O reitor do Ifac, Fábio Storch, explicou que o foco é apoiar mulheres em vulnerabilidade social do estado.

“A realização desses cursos é graças a uma parceria importante do governo do Estado, através do Gabinete da nossa vice-governadora, que tem potencializado oportunidade para as mulheres que mais precisam. Então, agradecemos e parabenizamos a nossa vice-governadora, que é uma mulher forte, uma mulher empoderada e também representa exemplo aqui para as nossas mulheres”, afirmou.

Fabiane Souza da Silva (esquerda) e Roberta do Nascimento (direita) foram certificadas. Foto: Ingrid Kelly/Secom.

Oportunidade e recomeço

Em Rio Branco, as participantes se qualificaram como cuidadoras de idosos e microempreendedoras individuais, áreas que oferecem oportunidades reais de inserção no mercado.

Aos 18 anos, a jovem Fabiane Souza da Silva, que é mãe da pequena Mirian Souza, de 10 meses, fez o curso e foi uma das certificadas no curso de Empreendedorismo.

“Eu estudava na Escola Frei Heitor, vi quando falaram do curso e me inscrevi. Sou casada e tenho apoio do meu marido. Mas não foi fácil, levava a neném comigo e as meninas me ajudavam. Agora pretendo abrir um negócio de venda de doces”, falou.

Vice-governadora falou da importância da certificação de mulheres que estão em vulnerabilidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O índice de conclusão dos cursos, superior a 86%, foi destacado por Mailza como um indicativo do comprometimento das alunas. “Esse resultado mostra o quanto vocês acreditaram em si mesmas”, afirmou.

Ao longo do ano, centenas de mulheres já foram certificadas em todo o estado por meio do Programa Mulheres Mil, reforçando o alcance da iniciativa.

Para a formanda Roberta do Nascimento, de 50 anos, receber o certificado representa um recomeço. Com 40 anos ela foi vítima de um AVC e teve que largar a profissão de cabeleireira.

“Fiquei com a mão e a fala comprometidas, tive que largar minha profissão e agora quero tentar outra para aumentar minha renda. Atualmente recebo pelo INSS e vivo desse salário com meu filho de 25 anos. Então, agora quero mesmo recomeçar”, afirmou.

A ação é financiada com recursos do governo federal, por meio do Ifac, com investimento total de R$ 480 mil, e conta com a parceria do governo do Estado. Mailza destacou o apoio do governador Gladson Cameli às políticas públicas de inclusão social e fortalecimento das mulheres.

A vice-governadora também agradeceu ao reitor do Ifac, Fábio Storch, e à equipe da instituição. “O Instituto Federal do Acre abraçou esse programa com seriedade, sensibilidade e compromisso com a educação pública de qualidade”, concluiu.

Curso de cuidadora de idosos

Ainda nesta segunda-feira, 21, mais 28 mulheres foram qualificadas para o mercado de trabalho por meio do programa Mulheres Mil. As participantes concluíram o curso de cuidadora de idosos, realizado na Escola Zuleide Pereira, no bairro Vila Acre.

Com o certificado em mãos, Maria Pereira da Costa ressaltou a importância da formação para sua vida pessoal e profissional. “Foi um curso muito importante, aonde eu aprendi muito e, de agora pra frente, também vou poder exercer, ter uma profissão e ter uma renda a mais.”

A coordenadora do Programa Mulheres Mil na SEASDH, Lidiane Alves, enfatizou que a iniciativa é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no estado.

“Essas mulheres, após esses cursos, vão ser inseridas no mercado de trabalho com qualidade. Estão todas qualificadas e aprovadas para essa inserção. E, para quem trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, esse é um esforço importante para amenizar essas vulnerabilidades”, afirmou.

As formações ofertadas têm foco na autonomia econômica, inclusão produtiva e fortalecimento social das mulheres, por meio da capacitação para o trabalho, o empreendedorismo e a geração de renda.

Além da certificação, a SEASDH também ofertou o Guarda-roupa Social, iniciativa que busca promover mais dignidade e bem-estar às participantes neste período de fim de ano. Maria avaliou positivamente a atividade. “É uma coisa muito importante. Próximo ao Natal, a gente recebe um presentão desse. Valeu a pena”, concluiu Maria Pereira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: