Na Assembleia Legislativa, Gladson Cameli é reconduzido ao cargo de governador do Acre

Em solenidade realizada na noite deste domingo, 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa (Aleac), o governador Gladson Cameli foi empossado para seu segundo mandato, juntamente com sua vice Mailza Assis, ambos do Partido Progressista (PP), para conduzir o Estado do Acre pelos próximos quatro anos (2023-2026).

Na Aleac, Gladson Cameli foi empossado para seu segundo mandato. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após a composição da mesa diretora, o deputado Nicolau Junior conduziu o governador e sua vice para cumprir solenemente o compromisso constitucional e assinar o livro de posse. Cameli assinou pela segunda vez o livro, que traz o registro de todos os governadores acreanos, desde 1966.

Em seu discurso, o governador reempossado reafirmou o compromisso com a população para geração de emprego e renda e o respeito entre os poderes como uma das suas maiores prioridades.

“Nada mais peço, do que a condução pautada no respeito e no cumprimento das leis. O Executivo não governa sozinho, precisamos do apoio dos demais poderes. O respeito será sempre nossa prioridade, e faremos um governo que possa contribuir para melhoria de vida das pessoas. Vamos corrigir o que precisa ser corrigido e avançar, porque não temos tempo a perder. Precisamos fazer o que tem de ser feito, gerar empregos e renda pra nossa população. Respeitar as pessoas e olhar pra quem mais precisa, que é o povo que me reelegeu governador no primeiro turno, com quase 57% dos votos. Eu não vou decepcionar o povo porque sei que a minha responsabilidade agora triplicou”, disse.

“Precisamos fazer o que tem de ser feito, gerar empregos e renda pra nossa população”, destacou o governador durante a solenidade. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Gladson Cameli concluiu sua fala ressaltando que os gestores escolhidos para compor sua equipe terão cem dias para mostrar resultados, e sua prioridade será trabalhar para diminuir o alto índice de desemprego, criar oportunidades para geração de renda e trabalhar para melhorar os serviços essenciais, na saúde, na educação e na segurança.

“Ainda esta semana confirmei agenda em Brasília, já pedi apoio ao presidente. Não estou preocupado com ideologia política. Não temos mais tempo pra isso, as urnas foram claras. Eu vou olhar pras pessoas. O presidente já se colocou à disposição, vou procurar também a bancada federal e nossos deputados estaduais, para que a gente possa caminhar e trabalhar para melhorar a vida das pessoas. O negócio agora é avançar. Que Deus nos abençoe nessa nova jornada que começa agora”, afirmou.

A vice-governadora Mailza Assis reafirmou o compromisso que terá à frente do governo, externou sua gratidão à população acreana  e disse que terá um olhar atento às políticas públicas voltadas para promoção social e de cidadania.

A vice-governadora Mailza Assis terá um olhar atento às políticas públicas voltadas para promoção social e de cidadania. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“É uma honra, é um sentimento de gratidão a Deus. Estou muito feliz e grata pela população acreana, que acreditou neste projeto, que colocou sua confiança. Quero agradecer ao governador Gladson Cameli, e estarei sempre disposta para contribuir com a gestão. Sempre olhando a vida das pessoas, ouvindo a população e suas necessidades. Quero também contribuir, em todos os segmentos do governo, mas tenho um carinho especial pela área social e quero trabalhar muito intensamente e de perto nas políticas da mulher, crianças, jovens, adolescentes. Esse é o meu sonho, espero ter a oportunidade e a condição de fazer algo nesse sentido”, relatou.

A mesa diretora foi composta também pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Waldirene Cordeiro; pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Francisco Djalma da Silva; pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Danilo Lovisaro; e pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga.

Em discurso, o deputado Nicolau Junior desejou sucesso ao governador Gladson Cameli no seu segundo mandato, bem como a toda a sua equipe.

“Encerro esta sessão agradecendo as autoridades do Poder Judiciário que se fizeram presentes neste ato, também todas as demais autoridades do Estado e todos que abrilhantaram este evento. Me sinto honrado demais em poder, como presidente desta casa, empossar esse governador, que só nos dá orgulho. Desejo a ele um segundo mandato abençoado, repleto de muito trabalho e de muitas conquistas. Eu sei que Gladson Cameli seguirá firme nessa caminhada e esta casa está pronta para ajudar no que for necessário. Em 2023, o trabalho continua”, complementou.

Participaram da cerimônia os deputados no exercício do mandado e os 12 novos eleitos, que serão empossados dia 1° de fevereiro para o quadriênio 2023-2026. Em seguida, o governador se deslocou ao Palácio Rio Branco para o recebimento da faixa governamental, das honras militares e apresentação do novo secretariado.

Governador e vice-governadora empossados para o próximo quadriênio (2023-2026). Foto: Marcos Vicentti/Secom

Saiba mais

Gladson Cameli – Natural de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, Cameli possui formação em engenharia civil. Sobrinho do ex-governador do Acre Orleir Cameli (1949-2013). Disputou sua primeira eleição em 2006, tendo sido eleito deputado federal (2007-2010) e reeleito (2011-2015). Foi eleito o senador da República mais jovem do Brasil (2015), aos 36 anos. Permaneceu dois anos no cargo e, em 2018, foi eleito governador do Estado do Acre com 53,59% dos votos válidos (2019-2022) e reconduzido ao cargo de chefe do Executivo, com 56,75% dos votos, para legislar pelo quadriênio 2023-2026.

Mailza Assis – Nascida em Minas Gerais, chegou ao Acre ainda criança. Mailza assumiu cargos na administração, assistência social e cidadania da Prefeitura de Senador Guiomard (AC). No Senado, atuou na pauta social, no combate à violência contra mulheres e na proteção às crianças e adolescentes. Defensora da participação feminina na política, é autora do projeto de lei contra fraudes em cotas partidárias para mulheres. Ao lado do governador Gladson, Mailza assume o compromisso de trabalhar com união para fazer o melhor pelo povo do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter