Mutirões de cirurgia do Opera Acre levam qualidade de vida a 74 pacientes neste fim de semana

Dona Maria da Conceição, de 56 anos, moradora do município de Xapuri e mãe de seis filhos, esperava ansiosamente por uma cirurgia de hérnia, que foi solicitada há pelo menos dois anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, sempre que a chamavam para a realização dos exames pré-operatórios, devido a distância e a falta de recursos para se deslocar até a capital, dona Maria acabava perdendo a chance de realizar a tão sonhada cirurgia e voltava para o fim da fila de espera.

Dona Maria mora em um seringal no interior do município de Xapuri e desta vez conseguiu realizar sua cirurgia. Foto: Raylanderson Frota

A história é a mesma de muitas que se ouviu entre os 74 pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos ocorridos neste final de semana pelo  Programa Opera Acre. Os mutirões ocorrem simultaneamente nas três principais regionais do estado, sendo eles, Juruá, Alto Acre e Baixo Acre.

“Fizemos um levantamento de toda a demanda reprimida do estado e para acabar com o sofrimento de pacientes que não conseguiam se deslocar até Rio Branco, a Secretaria de Estado de Saúde descentralizou os serviços, levando as equipes até o paciente e oferecendo cirurgias em seus municípios de origem”, explicou Shirley Nascimento, chefe da regulação de cirurgias do programa Opera Acre.

Os mutirões começaram nesta sexta, 24 e terminam no domingo, 26. Foto: Raylanderson Frota

Somente do município de Brasileia, estão sendo alcançados 60 pacientes. Na primeira edição ocorrida em fevereiro deste ano, o programa já havia zerado a demanda reprimida da fila de espera. Nesta segunda edição, estão sendo operados os pacientes que passaram pelo mutirão de ambulatório, ofertado pelo governo do Acre, na primeira quinzena deste mês.

“Montamos um cronograma, chamamos os pacientes regulados, fizemos um mutirão de ambulatório especializado e, neste fim de semana, já estão passando por cirurgias, tudo muito rápido. Estão sendo ofertadas cirurgias gerais com correção de hérnia, vesícula e postectomia, que é um procedimento urológico”, frisou Pablo Marques, coordenador da regional do Alto Acre.

Em Cruzeiro do Sul, no Hospital Regional do Juruá, quatro mulheres estão realizando cirurgias ginecológicas, enquanto que no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, 10 pacientes passam por cirurgia de proctologia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter