procon

Mutirão nacional cria oportunidade para consumidores negociarem suas dívidas com bancos

Ao longo de novembro, consumidores endividados com instituições financeiras estão tendo oportunidade de sanar suas dívidas, por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

O mutirão se estende durante o mês de novembro. Foto: cedida

As dívidas serão negociadas diretamente com as instituições financeiras, oferecendo descontos e prazos especiais de pagamento, sendo que cada instituição define as regras e condições a serem ofertadas.

A negociação também poderá ser feita pelo portal consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos, intermediados pelo Procon.

Outra opção disponibilizada pela Febraban é a página do mutirão Meu Bolso em Dia, para preparação prévia da negociação, com o objetivo de promover orientação financeira ao consumidor.

Nesse canal, o consumidor encontra também ferramentas que permitem, por exemplo, consultar suas dívidas, como o sistema do Banco Central (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/), por meio do qual é possível acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).

Podem participar do Mutirão Nacional pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham condições de quitar o valor que será negociado.

“O mutirão é a chance de fazer a melhor negociação com o seu banco e colocar a vida em ordem ainda este ano”, orientou a diretora-presidente do Procon, Alana Albuquerque.