Equipes também realizam a limpeza de bueiros, valas e todos os locais que possam acumular água
O diretor do Deracre e presidente do Comitê do Programa Ruas do Povo em Rio Branco, Marcus Alexandre, esteve na manhã desta quinta-feira, 17, realizando o acompanhamento dos trabalhos do mutirão de limpeza que as equipes dos Deracre estão realizando em vários bairros da capital com o objetivo de ajudar no combate ao mosquito da dengue em Rio Branco.
Desde que o Deracre iniciou os trabalhos de limpeza das ruas, mais de uma tonelada e meia de entulhos já foi retirada dos bairros. Além da limpeza, as equipes também estão realizando a desobstrução de bueiros, valas e tudo o que possa acumular água. “Nosso objetivo é evitar que a água possa se acumular nas casas e evitar os focos de proliferação da doença”, afirma Marcus Alexandre.
Entre os bairros visitados pelo presidente do Comitê Gestor estavam Belo Jardim, Cidade Nova e Jorge Lavocat. Para os trabalhos, mais de 160 homens divididos em oito equipes estão envolvidos na “Operação de Combate à Dengue 2011”, cujos bairros são definidos pela Secretaria Estadual de Saúde. A retirada dos entulhos irá durar até o dia 4 de dezembro, quando o Deracre deverá concluir a etapa de limpeza.
O trabalho do Deracre conta com total apoio e colaboração dos moradores. Antônio Sarmento, 77, morador da Rua Novo Andirá, Cidade Nova, há 32 anos, não apenas faz questão de agradecer o trabalho que está sendo realizado pelo Deracre, como também diz que está ajudando a equipe de limpeza. “Aqui em casa estamos fazendo a nossa parte há muito tempo.”
A receptividade dos moradores ao mutirão de limpeza tem sido uma constante em todos os bairros. No Jorge Lavocat, por exemplo, Marineuda Nascimento, 44, diz que está adorando o mutirão de limpeza dos bairros. Ela se mudou há um mês e diz que o quintal estava muito sujo. “Tive muito trabalho para limpar”, conta.
“Temos que ajudar a retirar os entulhos porque a limpeza do nosso quintal é muito importante para evitar os focos da dengue. Estamos ajudando com certeza. Da outra casa trouxe até aquela tampa de pano que fora distribuída pelo pessoal da prefeitura”, disse.
“Onde tiver lixo e bueiro entupido vamos aproveitar as equipes do Deracre para fazer a limpeza, para que não haja água empoçada nem nas casas e no meio da rua que possa servir de foco de proliferação da dengue”, afirmou Marcus Alexandre.