Músicos de Rio Branco testam violões fabricados em projeto de luthieria para detentos

Ao som de cordas de violão, notas transformadas em melodia e vozes cantando, foi realizado um encontro de músicos de Rio Branco, para testar os instrumentos confeccionados na fábrica de violões do projeto Sons da Liberdade, promovido no sistema carcerário acreano.

Músicos se reúnem para testar violões produzidos em projeto do sistema prisional do Acre. Foto: Lucas Manoel/ Iapen

Articulada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), a reunião foi realizada na sexta-feira, 28, no Polo Moveleiro da capital, e apresentou o resultado do projeto, que ensina para detentos a arte de luthieria, ou seja, da fabricação e conserto de instrumentos de corda.

Músico, Zeca avalia resultado: “Me surpreendeu positivamente”. Foto: Lucas Manoel/Iapen

José Alberto Olegário, conhecido pelo nome artístico de “Zeca”, é músico há quase 40 anos e, com sua vasta experiência, avaliou a qualidade dos instrumentos: “Tenho que confessar que estou surpreso positivamente, porque é bem superior ao que eu estava pensando”.

Detentos apresentam produção realizada por meio do projeto Sons da Liberdade, que ensina a arte da luthieria no sistema prisional em Rio Branco. Foto: Lucas Manoel/Iapen

O projeto, que existe há cerca de um ano, ensinou o ofício de luthier para oito apenados e deve prosseguir. S.B., que também é músico profissional, acredita que, ao sair do sistema prisional, terá uma ótima vitrine: “Pretendo usar instrumentos feitos por mim; se alguém quiser um violão parecido com o meu, posso oferecer meu serviço como luthier”.

Detentos já confeccionaram 21 violões, prontos para comercialização. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Os apenados que participaram do projeto poderão sair do sistema prisional com um dos violões que fabricaram durante a capacitação. Para manter a fábrica funcionando, outros instrumentos vão ser comercializados e o valor arrecado será revertido para o projeto.

“Estamos fazendo uma amostra dos instrumentos confeccionados pelos privados de liberdade, para verificar a qualidade deles. Temos 21 violões prontos para a comercialização, prontos para serem tocados”, ressaltou o diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício Silva.

Serviço

Os interessados em adquirir um dos instrumentos podem ir até o Polo Moveleiro de Rio Branco, localizado na Rua das Acácias, 1133, Distrito Industrial, ou entrar em contato com o policial penal e luthier Jardel Costa, responsável pela fábrica de instrumentos Sons da Liberdade, por meio do número 68 9 8409-9535.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress