Músico Fernando Torres apresenta o show “Avenidas”

“Meu trabalho é uma usina de ritmos”, define Fernando Torres (Foto: Hudson Malta)
“Meu trabalho é uma usina de ritmos”, define Fernando Torres (Foto: Hudson Malta)

O músico, compositor e cantor Fernando Torres, que se define como um ‘terosopolitano’ do Acre, realiza o show “Avenidas”, no Teatro Hélio Melo, nesta quinta-feira, 30, às 19h30. O artista apresenta seu trabalho autoral e recebe como convidados Diego Torres, no contrabaixo, e Tiago Melo, na bateria. O apoio cultural é do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes).

Influências do regional nordestino, como baião e xote, além do samba, estão contidas na música de Fernando. Mas, o traço forte que seu trabalho carrega, vem da negritude, como o soul e funk. “Meu trabalho é uma usina de ritmos”, define.

O músico nasceu em Cruzeiro do Sul. Aos onze anos veio residir em Rio Branco e aos 15 saiu do estado, com rápida passagem por Brasília, para logo depois aportar no Rio de Janeiro, precisamente em Teresópolis, onde reside até hoje.

Torres retornou ao Acre após 36 anos. Perguntado se seu trabalho musical traz traços de sua raiz acreana, Fernando define: “São lembranças fortes. Tenho composições como ‘Vale do Juruá’, ‘Cruzeiro do Sul’, que é instrumental, e ‘Mano Joaozim’, para o meu irmão. É a memória de nossos tios, avós, família e lugares”.

“As Aventuras de Mário Mico” – Fernando Torres também lançará “As Aventuras de Mário Mico”, livro de sua autoria – o qual assina como Fernando Melo –, que traz episódios verdadeiros vividos pelo autor e amigos em situações diversas. “São crônicas, 17 histórias de personagens reais, como o Mário Mico e outros amigos meus. Numa linguagem simples, direta, e nada pretensiosa, autoria de um músico que resolveu escrever”, define o escritor.