Música e teatro homenageiam Chico Mendes e relembram empate no Seringal Cachoeira

As escadarias do Palácio Rio Branco, no centro da cidade, serão palco, nesta quinta-feira, 26, de manifestações artísticas em memória ao líder seringueiro e herói da pátria Chico Mendes. “Um Entardecer com Chico Mendes” começa às 18 horas e será aberto ao público.

Entre as atrações está a encenação do último empate ocorrido no Seringal Cachoeira, em maio de 1988, quando homens, mulheres e crianças se posicionaram diante de tratores, motosserras e armas de fogo para evitar a derrubada da floresta por fazendeiros. A peça será encenada pelo Grupo de Teatro Chico Mendes, formado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Campus Xapuri.

A programação do evento também inclui corais dos estudantes do Ifac-Xapuri , Serviço Social do Comércio (Sesc-Acre) e Colégio Adventista, além da banda da Polícia Militar do Acre, que executará algumas das canções sobre Chico Mendes feitas nos últimos 25 anos.

“Um Entardecer com Chico Mendes” é uma realização da Comissão Especial “25 Anos Chico Mendes Vive Mais”, grupo formado por 30 instituições governamentais, não governamentais, da sociedade civil e denominações religiosas ecumênicas. Criada neste ano, a entidade vem realizando diversas atividades para celebrar os ideais do ambientalista xapuriense.

O Ifac, Sesc-Acre, Colégio Adventista de Rio Branco, Biblioteca da Floresta, Fundação de Cultura Elias Mansour e PM apoiam o evento, que também faz parte da programação da Semana Verde, que teve início nesta terça-feira, 24.

O gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida também é  parceiro do evento e da comissão especial. Marlúcia reforçou o convite à população e destacou a importância de conhecer melhor a história do Acre e dos movimentos sociais. “Esse é um resgate histórico, principalmente para aqueles que não tiveram a oportunidade de acompanhar de perto os empates. Esse evento cultural nos remete ao passado e a história dos heróis acreanos”, disse Marlúcia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter