Municípios têm até final de março para se cadastrar no Mapa do Turismo

A pedido do Ministério do Turismo (MTur), a Secretaria de Turismo e Lazer do Acre (Setul) reforça a solicitação aos municípios para que enviem a documentação necessária à inserção no Mapa do Turismo, atualmente em fase de atualização.

As cidades têm até o dia 31 de março para encaminhar as informações necessárias ao e-mail turismo.setul@gmail.com. O órgão estadual ficará responsável pela categorização junto ao MTur. A iniciativa visa otimizar a distribuição de recursos públicos, orientar a elaboração de políticas específicas, aperfeiçoar a gestão pública e auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional.

O mapa nacional está em sua 5a edição, é formado por 2.175 municípios agrupados em 291 regiões turísticas, nas 27 unidades da federação. No Acre, dez estão cadastrados: Plácido de Castro, Porto Acre, Tarauacá, Santa Rosa do Purus, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Assis Brasil e Rio Brando.

De acordo com a gestora da Setul, Rachel Moreira, essa é a oportunidade para que as demais cidades possam ser acrescentadas no programa. Porém, para isso, precisam mandar as informações exigidas.

“Vale destacar que aqueles que não estiverem no mapa não poderão receber recursos do ministério, seja por meio de editais ou por emendas parlamentares. Por isso, é importante que as prefeituras colaborem nos enviando a documentação necessária”, diz.

Ressalta, ainda, que a secretaria está aberta para tirar dúvidas: “Caso o município precise de alguma informação, encontramo-nos aptos a ajudar. Além disso, com apoio da Associação Municipal do Acre, estamos divulgando a atualização via telefone e e-mail”.

Para participar, os órgãos gestores municipais precisam enviar a Documentação Orçamentária Anual (ano referência 2016) direcionada para o turismo, o termo de compromisso de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, assinado pelo representante legal do município, e o documento de comprovação da existência do Órgão Oficial de Turismo, bem como os responsáveis pela pasta, endereços, e-mails e telefones de contato.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter