A parceria entre o governo federal e governo do Estado viabilizou a implantação das equipes volantes integradas aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), em sete municípios do Acre. Após a implantação, os municípios de Feijó, Tarauacá, Assis Brasil, Jordão, Porto Walter, Rodrigues Alves e Mâncio Lima serão contemplados com a doação de uma lancha, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Equipes volantes fazem a busca ativa às famílias residentes em locais de difícil acesso (Foto: Assessoria Seds)
Equipes volantes fazem a busca ativa às famílias residentes em locais de difícil acesso (Foto: Assessoria Seds)

A solenidade acontece no dia 25 de março, na Usina de Arte, a partir das 8h, com a presença da Secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, dos prefeitos e secretários municipais de Assistência Social e demais autoridades.

As equipes volantes são equipes adicionais que integram os Cras, e têm como objetivo prestar os serviços de proteção básica às famílias que residem em locais de difícil acesso, com prioridade para aquelas em situação de extrema pobreza, e que já são referenciadas pelos Cras.

Além da entrega das lanchas, os representantes dos municípios participarão de uma capacitação técnica nos dias 25 e 26 deste mês, na Usina de Arte. O encontro será ministrado pela equipe do Departamento de Proteção Social Básica (Dpsb), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e pelo MDS. O objetivo é possibilitar um espaço interativo e participativo, no qual serão apresentadas as experiências vividas no cotidiano das ações, bem como prestar as orientações necessárias quanto à utilização das lanchas por parte das equipes volantes.