Municípios recebem auxílio do Estado em barreiras sanitárias

Condutores e passageiros que transitam no interior do Acre, por orientação da Vigilância Sanitária estadual, continuam passando por ações educativas de conscientização das medidas protetivas para conter o avanço de casos de Covid-19, doença respiratória de gravidade variável causada pelo novo coronavírus.

Ações têm como objetivo prevenir a propagação do coronavírus Foto: Carlos Augusto Carneiro/Cedida

Nos municípios de Feijó e Tarauacá, por exemplo, duas barreiras sanitárias foram montadas, uma na entrada e outra na saída das cidades, onde agentes de saúde recebem o apoio das forças de segurança (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e policiais penais do Iapen) para realizar um trabalho de fiscalização e orientação de quem trafega pelo local.

“No começo desta pandemia, nosso município de Feijó, seguindo o trabalho já antecipado da Secretaria de Estado de Saúde, vem cumprindo à risca o plano de contingência. Apoiamos o pedido do nosso governador Gladson Cameli para que as pessoas permaneçam em suas casas. Reforçamos aos feijoenses que cumpram essa determinação, que evitem aglomerações”, destaca Kiefer Cavalcante, prefeito de Feijó.

De caráter educativo, as abordagens nas barreiras sanitárias têm como função identificar se as pessoas em deslocamento apresentam sintomas da Covid-19, caso sim, as suspeitas serão encaminhadas para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da Covid-19 para as devidas providências e orientações pertinentes a cada caso. Os viajantes, com sintomas ou assintomáticos, são orientados ao isolamento social por 14 dias.

Desde que foi implantada em Feijó, no dia 21 de março, mais de 800 pessoas já foram abordadas na entrada da cidade. As barreiras sanitárias instaladas pelo governo do Estado nas divisas e também nos aeroportos seguem com uma atuação diária das equipes multissetoriais espalhadas em locais estratégicos para atuar na prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). O trabalho conta com a parceria das prefeituras que recebem orientação da Vigilância Sanitária do Estado sobre os protocolos que devem ser seguidos.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter