Municípios atingidos pela cheia recebem kit de medicamentos do MS

O kit Vigidesastre é disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) (Foto: Luciano Pontes/Secom)
O kit Vigidesastre é disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Kits contendo medicamentos como antibióticos, analgésicos, vermífugos, soros fisiológicos e antiofídicos, e hipoclorito de sódio, por exemplo, e materiais médico hospitalares (equipos, catéteres, luvas, seringas, entre outros), estão sendo distribuídos entres as unidades de saúde dos municípios atingidos pela cheia do Rio Acre. Na segunda-feira, 23, Brasileia e Xapuri receberam os produtos. Na quarta-feira, 25, foi a vez de Tarauacá.

Além dos produtos do kit, também foram entregues medicamentos comprados com recursos próprios da saúde do Estado.

“Os kits Vigidesastre foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) para reduzir a exposição da população e do pessoal de saúde aos riscos de desastre e diminuir as doenças e agravos”, disse o gerente do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Dafi), Fellipe Augusto de Macedo.

Na tarde desta quinta-feira, 26, o estado recebeu mais cinco kits, e a previsão é de que até a próxima terça-feira, 3, cheguem mais cinco, que serão disponibilizados para Xapuri, Brasileia, Tarauacá, Assis Brasil e Rio Branco. Cada kit atende, em média, 500 pessoas.

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, acompanhou a chegada dos novos kits ao almoxarifado de medicamentos da Secretaria de Saúde (Sesacre), em Rio Branco, e garantiu que a distribuição deve começar nesta sexta-feira, 27.

“O governo do Estado está empenhado em proporcionar uma assistência rápida e efetiva às vitimas da cheia do Rio Acre, garantindo, assim, a redução dos danos à infraestrutura sanitária e de saúde e tomando todas as medidas necessárias para o restabelecimento da infraestrutura dos serviços relacionados com a saúde e o bem-estar da população”, disse o secretário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter