Multinacional americana apresenta projeto para expansão da produção de grãos no Acre

A expansão da produção de grãos no estado foi o assunto da reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira, 10, entre a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Companhia de Armazéns Gerais e Entreposto do Acre (Cageacre) e Federação da Agricultura e Agropecuária do Estado do Acre (Faeac).

Secretarias se reúnem para conhecer projeto de expansão da produção de grãos. Foto cedida.

Na ocasião, representantes da empresa GSI, uma multinacional americana, apresentaram projeto de estrutura de secagem e armazenagem de grãos para expandir a produção acreana e comportar a demanda dos produtores.

De acordo com o secretário da Sepa, Edivan Azevedo, o objetivo da reunião foi mostrar as tecnologias disponíveis no mercado, dentro do complexo de silos (local para armazenamento de grãos), a fim de abrigar produção de 300 mil toneladas de milho, algo em torno de cinco mil hectares a mais a serem plantados no Acre.

“Reunimos todo o corpo técnico que trabalha na área da produção de grãos para ouvir a apresentação feita pela GSI, que tem um trabalho muito consistente na região Norte, principalmente no Acre e em Rondônia, mostrando tudo o que há disponível para o mercado da produção, com o intuito de abrigar a grande produção de grãos que almejamos alcançar até o final do governo Gladson Cameli”, afirma.

Governo pretende aumentar produção de grãos até o final da atual gestão. Foto cedida.

Segundo o engenheiro Vladimir Tomaz da empresa Agro Alfa, representante autorizada da GSI, o projeto traz toda a estrutura de armazenagem que tem capacidade para estocar 300 mil sacas, com fluxo de secagem contínuo para 100 toneladas/hora e fluxo de expedição para 120 toneladas/hora. “Viemos apresentar o projeto, mostrando os custos totais de implantação do empreendimento no Estado, com uma estrutura que possa atender a demanda dos produtores da região”, esclarece.

Para o coordenador do programa Pecuária Sustentável, Claudio Malveira, a implantação do projeto será muito importante para o Estado. “A proposta é para, em 2021, construir uma estrutura de silos maior, para que o produtor tenha uma estrutura de secagem e armazenagem do grão produzido no Acre. A previsão é que a agricultura aumente no Estado, principalmente com o implemento da soja”, finaliza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter