Mulheres do Vale do Juruá têm mamografia garantida pelo Governo do Estado

Exame que antes só era realizado em Rio Branco, também será disponibilizado em Cruzeiro do Sul. Na rede particular, chega a custar R$ 240

osvaldo_leal_foto_gleilson_miranda.jpg

Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, diz que equipamento vai ampliar serviço (Foto: Gleilson Miranda/Arquivo Secom)

Agora as mulheres do Vale do Juruá não precisam mais vir a Rio Branco fazer mamografia (exame que detecta a presença de tumores nos seios). A secretaria de Saúde firmou convênio com uma clínica privada de Cruzeiro do Sul, que garante a realização de exames gratuitos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Além de Cruzeiro do Sul, as mulheres de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Taumaturgo, Feijó, Tarauacá e até de cidades amazonenses vizinhas, como Guajará serão beneficiadas com o exame, pedido pelos médicos principalmente para mulheres acima dos 40 anos, ou que tenham suspeita de câncer de mama ou alguma anomalia nos seios.

O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, explica que o Departamento de TFD – Tratamento Fora do Domicílio – passará a emitir passagens para Cruzeiro do Sul, para mulheres da região do Juruá, que precisarem fazer o exame. "Será  bom para as mulheres que não vão sair de sua região para fazer  exame e para o governo, que economizará , podendo investir recursos em outras áreas", explica  Leal.

Em Rio Branco, o exame de mamografia é realizado no Cecon – Centro de Oncologia. Na rede privada o exame custa R$ 240,00. A mamografia é fundamental na descoberta de caroços e tumores, ou alterações que causam o câncer de mama. No Acre, o câncer de mama e de útero são os tipos mais comuns entre as acreanas. "É um exame que pode salvar uma vida, por isso é fundamental na rede pública", explica o secretário.      

Quando a maternidade de Cruzeiro do Sul ficar pronta, segundo Osvaldo Leal, um aparelho de mamografia próprio da secretaria de Saúde será instalado na unidade de saúde. A inauguração está prevista para o próximo ano. O prédio, que também vai abrigar também o Hospital da Criança, contará com cem leitos. A maternidade fica no centro de Cruzeiro do Sul, e abrigava antes o Hospital Geral de Cruzeiro, que funciona agora o Bairro Aeroporto Velho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter