Mulheres do Projeto de Assentamento Tupá recebem máquinas de costura

Governador Tião Viana entrega equipamentos que irão possibilitar a melhoria da qualidade de vida na comunidade

 entrega_de_quites_foto_sergio_vale_2.jpg
 

entrega_de_quites_foto_sergio_vale_10.jpg

A comunidade do Projeto de Assentamento Tupá, na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, começou a semana em festa (Foto: Sérgio Vale)

A comunidade do Projeto de Assentamento Tupá, na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, começou a semana em festa. Pela primeira vez um governador visitou o local, e chegou acompanhado do vice-governador César Messias e do presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago. As três maiores autoridades do Executivo cortaram a floresta, percorrendo 46 quilômetros de ramal para dar algo além de boas novas aos moradores: eles entregaram 10 máquinas de costuras e outros equipamentos necessários para a montagem de um ateliê completo.

"Essa comunidade tem um diferencial. Aqui todas as mulheres já sabiam costurar e daqui saem inclusive vestidos de noivas e quinze anos. Mas elas não tinham máquinas adequadas, além de velhas e surradas, não eram suficientes. Nós não precisamos dar os cursos, mas entregamos equipamentos da melhor qualidade para que essas mulheres façam a diferença a partir de agora e possam protagonizar um novo rumo em suas vidas. Todas elas vivem da agricultura e da ajuda do Bolsa Família. Agora elas terão condições de ajudar os maridos e ter um dinheiro em casa para oferecer uma vida melhor aos filhos" disse o secretário de Pequenos Negócios, José Reis.

O governador Tião Viana iniciou seu discurso lembrando que em Xapuri a rede pública de ensino tem 1.700 alunos. "Eu já conversei com o Bira [o prefeito] e nós vamos comprar o uniforme escolar das cooperativas de mulheres. Vamos valorizar os nossos trabalhadores, não temos razão agora para continuar comprando de outros estados. Só isso já é capaz de assegurar uma situação econômica totalmente diferente. Eu estou aqui para trazer compromissos, trabalho e honra para vocês. E quero voltar aqui para ver a qualidade de vida que será agregada a partir de agora", comentou.

 

entrega_de_quites_foto_sergio_vale_15.jpg

Foram entregues 10 máquinas de costuras e outros equipamentos necessários para a montagem de um ateliê completo (Foto: Sérgio Vale)

 

Patrícia Oliveira, do Grupo de Mulheres Mãos Unidas, tocou o coração das autoridades ao discursar, de forma simples, sobre a simplicidade da vida na comunidade, as pequenas necessidades de cada um e a vontade de mudar, muitas vezes reprimida pela falta de oportunidades. Ela também parabenizou a equipe da Secretaria de Pequenos Negócios. "Nunca vi gente com tanta disposição pra ajudar. A criação dessa secretaria foi um grande passo dado em direção aos que mais precisam. Nós precisamos da ajuda de vocês. Esses equipamentos são uma verdadeira carta de alforria para nós, que vamos poder trabalhar para ajudar nossos maridos sem ter que estar nos roçados. Nossa meta agora é que nossa casa de costura se destaque e seja conhecida por todos", declarou.

Deputados aprovam ação de governo

{xtypo_quote}"O que é mais importante é que esse governo está chegando às comunidades mais distantes. Eu sonho sim com um amanhã melhor e é por isso que meu mandato está à disposição", deputado Eber Machado. {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}"Eu quero sempre estar presente em ações como esta porque noss governo trabalha para todos. Essa comunidade é longe, mas nós viemos aqui e saio com o coração feliz por as mudanças acontecendo", deputado Lira Morais. {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}"Quando fizeram este projeto eu julguei que era loucura colocar essas pessoas aqui, onde era difícil chegar de barco e mais difícil ainda chegar por terra. Mas o governo do Tião está chegando para todos", deputado Manoel Morais. {/xtypo_quote}

Confira a galeria de imagens:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter