Mulheres da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema realizam 1ª Mostra de Artesanato

No Dia do Artesão, 19 de março, o governo do Povo do Acre, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), lançou no Memorial dos Autonomistas a 1ª Mostra de Artesanato de Encauchados do Grupo de Mulheres da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema.

Secretária Concita Maia na abertura da 1° Mostra de Artesanato de Encauchados do Grupo de Mulheres da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema (Foto: Maria Meirelles)

Secretária Concita Maia na abertura da 1° Mostra de Artesanato de Encauchados do Grupo de Mulheres da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema (Foto: Maria Meirelles)

A exposição tem o intuito de divulgar o trabalho realizado pelas artesãs, apresentando à sociedade acreana os produtos confeccionados com matérias-primas extraídas de forma sustentável da própria reserva.  O Grupo de Mulheres da Cazumbá é composto por 23 artesãs e contempla 18 famílias.

Para a coordenadora do Grupo de Mulheres, Leonora Maia, a parceria com o governo do Estado fortalecerá a comercialização dos artesanatos de encauchados. “O apoio que estamos recebendo da Secretaria da Mulher nos permite expor nosso trabalho àqueles que ainda não conhecem nossa arte”, disse.

Fundado em 2004, após uma capacitação dada pelo Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Polo ProBio), da Universidade Federal do Acre, o Grupo teve sua primeira experiência comercial em 2011. A arte do encauchado é derivada da cultura indígena da Amazônia. É uma técnica de impermeabilização de tecido, com o uso do látex e pó de madeiras na produção de utensílios e objetos.

 

A Mostra de Artesanato ficará disponível ao público no período de 19 a 22 de março, das 9h às 17h (Foto: Maria Meirelles)

A Mostra de Artesanato ficará disponível ao público no período de 19 a 22 de março, das 9h às 17h (Foto: Maria Meirelles)

 

Segundo a secretária, Concita Maia,  a Mostra irá fortalecer o potencial de empreendedorismo das mulheres da Cazumbá. “Estamos empenhados em aumentar a autoestima do grupo, aguçando o seu lado empreendedor. Entendemos que assim, estaremos fortalecendo e promovendo a inclusão das mulheres no processo de crescimento econômico, social e ambiental do Estado”, ressalta.

A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida completou dizendo que o Estado tem buscado ser reconhecido mundo a fora: aquele Estado que se preocupa com economia local, economia do pequeno, mas que também busca a economia do grande para que a gente possa avançar em outros mercados. “Este artesanato com o encauchado também foi levado para a Rio+20 onde o mundo pôde apreciar a arte produzida por essas mulheres”.

A Mostra de Artesanato ficará disponível ao público no período de 19 a 22 de março, das 9 às 17 horas, e faz parte da agenda do governo do Estado em comemoração ao mês Mulher.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter