Mulheres camponesas realizam seminário de agroecologia

 

Seminário acontece de forma simultânea em todo o país  (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Seminário se realiza de forma simultânea em todo o país
(Foto: Edna Medeiros/Secom)

Mulheres Camponesas fazendo a Agroecologia e Produzindo uma Alimentação Saudável é o tema do I Seminário sobre Agroecologia, que será realizado nos dias 16 e 17, no Bujari, promovido pelo Movimento das Mulheres Camponesas do Acre (MMC/AC).

A construção de práticas e estratégias que garantam uma alimentação adequada e saudável de forma justa e solidária para a humanidade tem sido um desafio permanente no caminho das organizações e movimentos sociais. Esse é o foco do seminário, que se dá de forma simultânea em todos os estados brasileiros.

Segundo a coordenadora estadual do MMC/AC, Giovana Castelo Branco, o alimento, como um dos principais mediadores da relação do ser humano com a natureza, agrega dimensões que vão muito além de um produzir para comer. “Tenho ganhado expertise na produção de alimentos saudáveis. Na nossa simplicidade, observamos forma de produção da natureza e nos espelhamos nela”, explicou.

O seminário contou com a participação de mulheres de Rio Branco, Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas e de várias localidades próximas do Bujari.

O reconhecimento do trabalho das camponesas foi coroado quando o secretário de Estado de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, revelou que uma das metas de sua pasta para 2016 é a inclusão de projetos que venham beneficiar as mulheres camponesas de todo o estado. “Essas ações farão a diferença na vida das mulheres trabalhadoras rurais”, destacou.

Concita Maia, gestora da Sepmulheres, relatou sua alegria frisou a importância de dar visibilidade ao trabalho das mulheres camponesas: “Munidas de conhecimentos, essas mulheres se preparam para novos desafios. São ações dessa espécie que renovam a fé no futuro, permitem o empoderamento e contribuem para um mundo mais humano e saudável. Estas mulheres serão protagonistas de suas histórias”, projetou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter