Mulher Cidadã atende trabalhadoras rurais em Cruzeiro do Sul

Mais de 200 mulheres serão atendidas pelo projeto (Foto: Onofre Brito/Secom)
Mais de 200 mulheres serão atendidas pelo projeto (Foto: Onofre Brito/Secom)

Começou nesta sexta-feira, 12, a segunda edição do projeto Mulher Cidadã nas vilas Santa Rosa e São Pedro, localizadas na zona rural de Cruzeiro do Sul.

Durante dois dias, uma equipe formada por quatro ginecologistas, um clínico geral, um laboratorista, um bioquímico e quatro enfermeiros estarão atendendo mais de 200 mulheres. “Esse projeto só é realidade, graças às parcerias que garantem as ações e os profissionais”, falou o coordenador do projeto Daniel Carneiro.

Durante dois dias mulheres da zona rural de Cruzeiro do Sul recebram atendimento médico (Foto: Onofre Brito/Secom)
Durante dois dias, mulheres da zona rural de Cruzeiro do Sul receberam atendimento médico (Foto: Onofre Brito/Secom)

O ginecologista Del Frank Ananias também ministra uma palestra para as mulheres sobre os métodos contraceptivos tirando as dúvidas mais comuns. “É bonito ver o carinho que esse governo tem com as pessoas e por isso faço questão de dar minha contribuição“, falou.

Elina Alves Souza, 53 anos, mãe de 11 filhos, mora no Ramal da Mariana, na Vila Santa Rosa. Ela chegou cedo à escola para participar do projeto. “Eu moro na zona rural e tudo é muito difícil, por isso hoje está sendo muito bom poder fazer exames e consultas. Eu estou muito feliz em estar aqui”, disse.

Janete Ponce, representante da Secretaria de Articulação Institucional falou sobre a importância da ação. “O projeto Mulher Cidadã oferece um atendimento completo às mulheres e de muita qualidade, por isso essa ação é tão importante para que as mulheres se sintam valorizadas e cuidadas”, falou.

O que é o projeto Mulher Cidadã?

É uma ação do governo do Estado do Acre que oferece consultas nas áreas clínica médica, ginecologia, obstetrícia, exames de ultrassonografia e preventivo do câncer. O projeto contempla ainda ações educativas como palestras sobre empreendedorismo, drogadição, planejamento familiar, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez na adolescência e violência doméstica.