Mulher Cidadã atende moradores de Feijó

Legenda- Durante dois dias a equipe médica estará atendendo os moradores
Durante dois dias a equipe médica irá atender os moradores (Foto: Jane Vasconcelos)

Começou nesta sexta-feira, 13, a oitava edição do projeto Mulher Cidadã. Em Feijó, os atendimentos estão sendo realizados na escola estadual José Gurgel Rabello, com prioridade para os pacientes que estão com laudo para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e também com garantia de  atendimento livre às mulheres.

Serão oferecidos atendimentos em 10 especialidades, como ginecologia, infectologia, urologia, pediatria, cardiologia e clínica-geral, entre outras.

Além disso, também serão disponibilizados exames de ultrassonografia, preventivo do câncer do colo do útero (PCCU), eletrocardiograma, colposcopia, cirurgia de alta frequência (CAF), endoscopia digestiva alta (EDA), ecocardiograma e exames laboratoriais.

Para Celene Maia, coordenadora do Saúde Itinerante, que mobiliza toda a equipe médica, esse trabalho é importante e aproxima o especialista da população. “Este trabalho representa muito para nossa equipe, que sempre se desdobra para participar da ação. O governador Tião Viana busca, com essas ações itinerantes, oferecer maior agilidade e resolutividade nas demandas da saúde pública do estado.”

Maria de Almeida Cardoso, 56, mora no Seringal Recreio e foi uma das primeiras a ser atendida. “Passei vários anos sem procurar um médico, e agora fiz a consulta. Vou fazer o exame e amanhã faço o retorno. Isso é muito bom, e se precisar do remédio pego na farmácia. Para quem mora longe com eu, é uma bênção”, disse

O defensor público-geral Fernando Morais ressaltou a importância social da ação. “Um projeto de alcance social muito grande principalmente para as mulheres, e a defensoria fica muito contente de participar ativamente dessa ação. Tivemos o prazer de participar de quase todas as edições, e só temos que parabenizar a nossa vice-governadora Nazareth Araújo, por esse trabalho tão importante”, destacou.

Silvia Araújo, coordenadora do projeto Mulher Cidadã, destacou as parcerias para que os atendimentos sejam realizados. “Sem as parcerias essa ação não seria possível. Nosso trabalho continua amanhã, até que todas as mulheres tenham sido atendidas”, finalizou.

Mulher Cidadã

O projeto Mulher Cidadã tem como proponente o gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, sendo executado pelas secretarias de Estado de Saude (Sesacre), de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), de Segurança Pública (Sesp), de Polícia Civil (SEPC), de Pequenos Negócios (SEPN), se Articulação Institucional (SAI), de Educação (SEE) e de Desenvolvimento Social (SEDS), e Assessoria Especial da Juventude.

Também são parceiros do projeto a Defensoria Pública Estadual, que oferece assistência jurídica em geral, o Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, e o Ministério Público Estadual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter