Enfermeiros que atuam na atenção básica dos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Plácido de Castro estão participando desde a última segunda-feira, 25, da capacitação “Pré-natal de baixo risco e puerpério na Atenção Básica”, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), em Rio Branco. Participam do evento 102 profissionais.
A capacitação tem enfoque nas novas práticas de cuidado com as gestantes, com apresentação da nova caderneta da gestante, ficha perinatal e protocolo de referência e contrarreferência do alto risco, e se encerra nesta sexta-feira, 29.
Enfermeiros obstetras, ginecologistas obstetras e nutricionistas, por exemplo, discorrem sobre temas como mudanças e condutas na atenção ao pré-natal, apresentação e manejo da caderneta da gestante e conduta nas intercorrências clínicas e obstétricas (síndromes hemorrágicas e hipertensivas, diabetes e infecção urinária), atenção ao pós-parto e ações relacionadas ao recém-nascido.
De acordo com a responsável técnica pela Divisão de Saúde da Mulher, Emanuelly Nóbrega, o principal objetivo do curso é promover um atendimento humanizado e qualificado em pré-natal, além de, por meio das novas condutas, reduzir ainda mais os índices de mortalidade materno-infantil.
“São novos temas, novas abordagens, para somar conhecimento à nossa profissão e promover o melhor atendimento possível às gestantes”, disse a enfermeira Katiana Pacífico, do Centro de Saúde Barral y Barral, de Rio Branco.
O evento é fruto de parceria entre as secretarias de Saúde do Estado e da capital e a Universidade Federal do Acre (Ufac).
Nova caderneta de saúde da gestante
A nova caderneta da gestante é muito mais completa e contém o cartão de consultas e exames, além de informações como direitos da mulher antes e depois do parto e orientações sobre gravidez saudável, desenvolvimento do bebê, cuidados de saúde, parto, pós-parto e amamentação.