MTur realiza palestras sobre exploração sexual em Rio Branco

55RcS
O seminário tem como um dos eixos de atuação a promoção de campanhas voltadas ao enfrentamento da violência sexual infantil (Foto: Divulgação)

O coordenador geral de proteção à infância, do Ministério do Turismo (MTur), Adelino Neto, estará presente no Seminário Prevenção e Enfrentamento à Exploração Sexual de Criança e Adolescente. O evento será realizado nesta sexta-feira, 27, a partir das 14 horas, no Sebrae Centro, em Rio Branco.

O seminário é uma das ações do programa Turismo Sustentável e Infância, que tem como um dos eixos de atuação a promoção de campanhas voltadas ao enfrentamento da violência sexual infantil. Como forma de orientação, o serviço divulga manual e cartilhas que tentam sensibilizar profissionais que trabalham no segmento de turismo.

O evento é uma parceria da coordenação e departamentos dos ministérios de Turismo, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Polícia Rodoviária Federal. O alvo principal são os agentes de turismo, trabalhadores dos setores de hotelaria, agências, operadoras de turismo e receptivo, pessoas que possam colaborar como multiplicadores na prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

De acordo da secretária de Estado de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, essa agenda é de grande relevância para o Acre, já que o estado trabalha essas temáticas desde o último ano, a partir do Fórum de Combate do Tráfico Humano e Exploração Sexual, quando foi criada uma comissão de combate.

“Nosso turismo vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Por isso, é importante trazermos essas palestras para que as pessoas envolvidas nos meios turísticos estejam bem orientadas para ajudar, caso alguém sofra algum tipo de violência”, explica.

Os casos de suspeita de exploração sexual infantil em meios de hospedagem, em atrativos turísticos ou envolvendo a rede de turismo no Brasil podem e devem ser denunciados por qualquer pessoa por meio do Disque 100. O serviço, disponibilizado pelo governo federal, é gratuito e funciona 24 horas, em todos os dias da semana.

Confira a agenda completa:

14h – Ações da Polícia Rodoviária Federal contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – PRF

14h40 – Palestra sobre Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no contexto do Turismo – ação do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur).

15h20 – Palestra sobre Estratégias de Enfrentamento à Violência no contexto do Turismo

16h – Atendimento realizado pela Assistência às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual – Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)

16h40 – 18h – Momento para debate sobre o tema apresentado

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter