Profissionais de saúde participam de capacitação nesta quarta-feira, em Rio Branco
Técnicos das Unidades Básicas de Saúde e da Maternidade Bárbara Heliodora participam em Rio Branco da oficina de capacitação para a implantação do Programa Vitamina A Mais, do Ministério da Saúde (MS). O evento será realizado nesta quarta-feira, 23, no auditório da Escola Campos Pereira, das 8h30min às 17h30min e será ministrada pela nutricionista do MS, Élida Amorim.
O Vitamina A Mais é um programa Nacional de Suplementação de Vitamina A que visa reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e em mulheres no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de riscos.
De acordo com dados do MS, a reserva adequada de vitamina A em crianças e mulheres reduz em 23% a mortalidade infantil e em 40% a mortalidade materna. Os técnicos das Unidades de Saúde dos municípios de Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Tarauacá, serão capacitados posteriormente.
Todas as pessoas necessitam de vitamina A para proteger a saúde e visão. No caso das mulheres que amamentam (puérperas) necessitam de mais vitamina A para manter a saúde e garantir que o leite materno tenha a quantidade adequada de nutriente para atender as necessidades do bebê.
Já as crianças, a partir do 6º mês, que recebem outros alimentos, além do leite materno, precisam de quantidades adequadas da vitamina A que é essencial para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis.
Vitamina A
É um micronutriente que pode ser encontrado no leite materno; em alimentos de origem animal (leite integral, fígado); frutas e legumes de cor amarelo-alaranjada (manga, mamão, cenoura, etc.); verduras verdes escuras (couve, pimentão, Janbu, rúcula, etc.), além de óleos e frutas oleaginosas como buriti, pupunha, tucumã, coquinho, além de outros, que possuem substâncias transformadas em vitamina A no organismo humano.