MS convida acreano para participar de evento do Dia Mundial contra a Hepatite

Álvaro Melo representou o Acre a convite do Ministério da Saúde em evento do dia mundial de combate às hepatites (Foto: Cedida)
Álvaro Melo representou o Acre a convite do Ministério da Saúde em evento do Dia Mundial de Combate às Hepatites (Foto: Cedida)

O acreano Álvaro Melo faz tratamento contra a hepatite C há 19 anos no estado. Foi um dos primeiros a fazer cirurgia de transplante de fígado. Na semana passada, esteve em Brasília, a convite do Ministério da Saúde (MS), para participar da cerimônia alusiva ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

A 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2016 foi realizada na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Com aproximadamente 30 mil casos de hepatites A, B e C notificados por ano, segundo dados do MS, o Brasil tem como principal desafio o diagnóstico precoce para reduzir a incidência da doença.

A 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2016, foi realizada na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) (Foto: Divulgação)
A 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2016 foi realizada na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) (Foto: Divulgação)

Convidado pelo MS, Melo foi um dos primeiros pacientes do Brasil a receber, este ano, as medicações Sofosbuvir e Declatasvi, consideradas revolucionárias no tratamento contra a hepatite C, já que aumentam em mais de 90% a chance de cura da doença.

Graças aos esforços do governo, o Acre foi o segundo estado da federação a ofertar gratuitamente os medicamentos via Sistema Único de Saúde (SUS).

Melo foi um dos primeiros pacientes do Brasil a receber este ano, as medicações Sofosbuvir e Declatasvi, consideradas revolucionárias no tratamento contra a hepatite C (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Melo foi um dos primeiros pacientes do Brasil a receber este ano as medicações Sofosbuvir e Declatasvi (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Eu ainda nem acordei. Eu fui convidado por ser o transplantado mais antigo do estado. O governador Tião Viana conhece a minha luta. Ele foi meu médico em 1994 e 1995. Eu uso a palavra gratidão ao Jorge Viana e, sobretudo, ao Tião, que foi meu médico e combatente às hepatites virais no estado”, destacou Melo.

O MS indica que desde 2011 o SUS distribui testes rápidos para a hepatite C. Em 2014, foi realizado 1,4 milhão de testes. A orientação do ministério é para que todos os adultos façam o teste da doença, especialmente o tipo C, disponível gratuitamente na rede pública de saúde de todo o país.

“Agradeço ao governo, que, por meio do SAE [Serviço de Atendimento Especializado], desenvolve um trabalho grandioso de luta contra as hepatites no Acre. Minha mensagem para o povo é de que a hepatite C tem cura, sim, graças aos antivirais que o governo, o Ministério da Saúde, conseguiram para a gente. Não desista dessa luta”, incentiva Melo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter