O Ministério Público Estadual recomendou a todos os procuradores criminais que convertam prestações pecuniárias e transações penais (sanções aplicadas a infratores) em doações para o ‘Acre Solidário’ para ajudar as vítimas da alagação.
A procuradora geral do Ministério Público, Patrícia Rêgo participou da reunião do Gabinete Integrado de Mobilização-Alagação 2012 neste sábado, 25, e afirmou ao governador Tião Viana “que a instituição está completamente irmanada com o Estado e disposta a ajudar, principalmente nas questões relativas à segurança, envolvendo menores, violência doméstica e energia elétrica”.
O trabalho de atendimento às vítimas, coordenado de forma integrada entre o governo federal, estadual e municipal, foi bastante elogiado pela promotora. “Eu visitei os abrigos e o que eu vi foi um trabalho muito bem feito e a sensação de reconhecimento por este esforço. As pessoas têm consciência que o governador Tião Viana, o prefeito Raimundo Angelim e toda a equipe que está por trás desta coordenação estão fazendo o melhor que podem”, comentou.
O Ministério Público ratificou, em entrevista coletiva dada na manhã deste sábado, a decisão da Eletrobrás em suspender o fornecimento de energia para os bairros que estão alagados pela cheia do Rio Acre. A procuradora informou ainda que o MP está investigando a morte de um voluntário na última sexta-feira, 24.
Um grupo especial do Ministério Público será montado para atuar no parque de exposições, que é o abrigo público com o maior número de pessoas. O foco principal do trabalho do MP está voltado para as questões da infância, como menores em situação de risco – um trabalho que já vem sendo feito em parceria com o ‘Acre Solidário’ -, a conscientização sobre violência doméstica e na área de segurança.