Combate ao crime

MPAC se une ao governo e lança o programa “Acre pela Vida – Uma Aliança pela Paz”

O Governo do Estado ganhou um reforço de peso para desenvolver as ações e estratégias do programa Acre pela Vida. Neste sábado, 7, o Ministério Público Estadual (MPAC) fez o lançamento oficial do “Acre pela Vida no MPAC – Uma Aliança pela Paz”. De maneira unânime, a instituição soma esforços com o Executivo, Judiciário, Legislativo, órgãos públicos, municípios, setor privado, organizações não governamentais sem fins lucrativos e sociedade civil organizada para transformar a atual realidade em um ambiente de paz e oportunidades para todos.

Em seu plano de ações, o MPAC contribuirá diretamente no combate à criminalidade, combate à corrupção e defesa do patrimônio público, defesa da criança e do adolescente, cidadania e direitos humanos. Neste processo, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) atuará fortemente contras as organizações criminosas que se instalaram no estado.

Ministério Público soma esforços com o governo no lançamento do programa Acre pela vida – uma aliança pela paz Foto: Diego Gurgel/Secom

Assim como o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro, que utiliza softwares e metodologia de análise e extração de dados capaz de fazer cruzamentos de informações em investigações complexas, o Observatório de Análise Criminal, setor responsável pela produção de dados sobre a criminalidade, é importante aliado para o planejamento de ações por parte da Segurança Pública.

A procuradora-geral do MPAC parabenizou a inédita iniciativa do governo estadual para reduzir drasticamente os índices de violência no Acre e propor alternativas que gerem desenvolvimento econômico e social. Kátia Rejane enfatizou que o Ministério Público tem grande interesse em colaborar e cumprir seu papel em prol da sociedade acreana.

“Firmamos este compromisso com o Estado e o Acre pela Vida no MP vem justamente para definir estratégias e ações voltadas para o enfrentamento da violência dentro do programa proposto pelo governo. Todos os membros do Ministério Público estão reunidos para definir as estratégias na intenção de unir esforços para definição de datas e prazos para que possamos atuar de forma unificada naquilo que foi definido em nosso planejamento estratégico”, afirmou.

Procuradora-geral Kátia Rejane afirmou que o MInistério Público está empenhado em colaborar com a redução da violência e transformar o Acre em um lugar de oportunidades Foto: Diego Gurgel/Secom

Kátia Rejane destacou ainda algumas das principais prioridades que serão adotadas pelo MPAC. Além da repressão, o órgão estará empenhado na prevenção, sobretudo, em atividades voltadas paras as mulheres, crianças e adolescentes.

“Uma situação alarmante é a questão do feminicídio, onde o Acre está no ranking nacional pelo terceiro ano consecutivo. Nesta situação, vamos definir estratégias que utilizaremos para minimizar essa situação. No eixo criança e adolescente, vamos elaborar ações para não permitir que os nossos jovens sejam cooptados pelo crime organizado”, esclareceu.

Presente no lançamento, o secretário de Justiça e Segurança Pública enalteceu o interesse do Ministério Público em contribuir positivamente com o programa Acre pela Vida. Segundo Paulo Cezar Rocha dos Santos, o sucesso da iniciativa depende da disposição de todos.

Secretário Paulo Cezar Rocha dos Santos enalteceu compromisso do MPAC em contribuir com o programa Acre pela Vida Foto: Diego Gurgel/Secom

“Avalio de forma fundamental e excepcional para que ocorra a transversalização do programa e que ele alcance o público destinado, que são os desassistidos e, em especial, os menores de idade que estão extremamente sujeitos ao crime organizado”, argumentou.

“O Estado se especializou e tem uma excelência repressiva, que com certeza é a melhor do país. Mas necessitamos de um olhar especial para a prevenção para que possamos cortar essa corrente do mal que tem levado gerações ao caminho do crimes”, completou.

“Quero ficar marcado como o governo que priorizou as crianças”, afirma Gladson

O governador Gladson Cameli é um entusiasta das diretrizes do programa Acre pela Vida. O gestor tem ciência de que a verdadeira mudança do estado vai muito além dos investimentos na área de Segurança Pública para frear a violência. Durante seu pronunciamento, ele deixou claro que as crianças são prioridades e vêm recebendo atenção especial do Estado.

Governador Gladson Cameli é um grande entusiasta do programa Acre pela Vida Foto: Diego Gurgel/Secom

“Investir no futuro das crianças é o melhor que posso fazer para transformamos o Acre em um ambiente de paz e prosperidade. Quando falo isso, me refiro a uma escola com condições dignas, educação de qualidade, merenda escolar e outras medidas que fazem a diferença. Temos que fazer de tudo para afastar a nossa juventude da criminalidade. O Acre pela Vida vem justamente para colocar em prática tudo isso. Quero ficar marcado como o governo que priorizou as crianças”, pontuou Gladson.

Na oportunidade, o governador agradeceu a parceria do Ministério Público e disse que o apoio das demais instituições é crucial para o sucesso do programa.

Governador Gladson Cameli agradeceu o apoio do MInistério Público acreano e demais instituições por aderirem ao programa Foto: Diego Gurgel/Secom

“Sozinho, o governo não dá conta de desenvolver este programa e eu tenho a humildade de reconhecer isso. Por isso, quero parabenizar e agradecer o apoio deste grande parceiro, que é o Ministério Público. Tenho certeza que vamos conseguir alcançar os nossos objetivos e fazer do Acre um lugar de paz e onde todos possam ter a oportunidade de dias melhores”, salientou.

O evento contou ainda com a participação da primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli; do secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ulysses Araújo; da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri; da desembargadora Eva Evangelista; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Getúlio Azevedo; e demais autoridades.