Móveis do Acre despertam interesse de comitiva boliviana

Bolivianos se surpreendem com a qualidade dos produtos fabricados no Acre (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Bolivianos se surpreendem com a qualidade dos produtos fabricados no Acre (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Para conhecer iniciativas florestais desenvolvidas no Acre, uma comitiva boliviana formada por empresários e representantes governamentais da “Autoridad de Fiscalización y Control Social de Bosques y Tierra”, visitou na noite desta segunda-feira, 27, o Espaço Moveleiro, na Expoacre.

A parceria institucional tem o objetivo de conhecer iniciativas empreendedoras e sustentáveis para replicar projetos viáveis, visando o desenvolvimento boliviano.

Segundo o gestor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima, a visita representa a concretização de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da gestão do governador Tião Viana, com a inserção dos marceneiros no mercado de trabalho de forma legalizada.

Mais de 46 moveleiros da capital e interior expõem seus produtos na Expoacre (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Mais de 46 moveleiros da capital e interior expõem seus produtos na Expoacre (Foto: Edna Medeiros/Secom)

“O investimento e o trabalho de parceria que o governo vem, ao longo dos anos, buscando desenvolver, atrai olhares de vários estados e países vizinhos e se tornam referência. Eles procuram conhecer mais sobre os investimentos nas parcerias público, privada e comunitária e procurar replicá-la em várias regiões da Bolívia”, destacou.

O Espaço Moveleiro possui mais de 46 expositores. Eles estão representando um universo de mais de 300 profissionais do estado que integram o Sindicado da Indústria de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis) e a Central de Cooperativas do Estado.

O diretor executivo da Autoridade de Bosques e Terra da Bolívia, Rolf Kohler, disse que a comitiva está visitando diferentes países para conhecer o que está sendo feito no setor florestal e ações de desenvolvimento florestal.

“Para a Bolívia, o Acre é emblemático na defesa da floresta. Vimos que o Estado está fazendo muito esforço para industrializar o setor da floresta, o que é muito interessante. Tudo o que estamos vendo é de qualidade e com designer arrojado”, frisou.

Marcos Júnior de Souza, presidente da Central de Cooperativas do Estado do Acre, falou da alegria de estar expondo produtos do interior e da capital de forma igual com foco na geração de riqueza para o estado. “A receptividade dos nossos produtos está nos surpreendendo”, comentou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter