O governador Tião Viana, acompanhado da primeira-dama Marlúcia Cândida, gestores de governo e representantes de entidades, participou nesta terça-feira, 9, da primeira edição da High Design – Home & Office Expo. O evento internacional está sendo realizado em São Paulo e tem a proposta de tornar-se a principal feira de design em mobiliário da América Latina.
Durante a feira, houve o lançamento do projeto “Acre, Made in Amazônia”, idealizado por Marlúcia Cândida, com a participação do diretor do Politecnico di Milano, Giuliano Simonelli, e da coordenadora da iniciativa, Eugenia Chiara (Poli.Design).
A ideia do “Made in Amazônia” foi concebida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e do Instituto Dom Moacyr (IDM). O projeto também contou com a parceria do Sebrae, Sistema Fieac e do Politécnico de Milão.
Ele aproveita a riqueza e a biodiversidade dos recursos naturais da floresta amazônica de forma ambiental, econômica e socialmente responsável, desenvolvendo um novo polo moveleiro industrial independente a partir da criação de móveis contemporâneos inspirados na identidade da cultura local.
“Este projeto tem como resultado o uso racional da floresta. Aqui mostramos que é possível preservar a floresta e aplicar design na matéria-prima manejada”, comentou Marlúcia Cândida, que é arquiteta.
O resultado são cinco linhas de mobiliário de design contemporâneo – palafita, jatobá, empa-te, yuxin e estrela – com madeiras locais: cedro, cerejeira, cumaru-ferro, itaúba, jatobá e tauari. Mesas, bancos, buffets e cadeiras deverão ser comercializados em lojas de mobiliários de todo o Brasil, difundindo a identidade do Acre em uma roupagem contemporânea que traduz a cultura regional, desenvolve a indústria e as comunidades locais, promove a biodiversidade da floresta amazônica e aposta na extração controlada da madeira.
As oportunidades no Acre
Ainda durante a High Design, o governador Tião Viana foi convidado pelo WWF-Brasil para fazer uma apresentação sobre a importância do projeto “Acre, Made in Amazônia” para o setor e para o Brasil.
A apresentação fez parte do programa Madeira Legal, do próprio WWF, que luta para que os maiores compradores de madeira do Brasil – o setor da construção civil do Estado de São Paulo – busquem a madeira sustentável.
Tião Viana falou sobre o projeto de economia sustentável do Acre, que une o desenvolvimento econômico ao desenvolvimento social e a preservação ambiental.
Ele apresentou o projeto das cadeias produtivas no Acre, ressaltando a Escola de Design, o artesanato acreano e seus projetos de incentivo, além do projeto de manejo sustentável existente no estado.