Realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Movimento de Alfabetização do Acre (Mova) e o Programa Alfa 100, implantado no Estado em 2003, encerram nesta sexta-feira, 23, o curso de formação para mais de 40 alfabetizadores voluntários.
Os encontros tiveram início na terça-feira, 20, reunindo participantes da capital e de Senador Guiomard. O objetivo é atingir a meta estabelecida pela coordenação do movimento, que espera, com o preenchimento dessas novas vagas, conseguir completar 634 vagas para alfabetizadores que atendam mais de nove mil alunos em todo o Acre, além de disponibilizar inscrições para novos alunos.
Atualmente, as ações alfabetizadoras contam com três mil alunos e 217 alfabetizadores, distribuídos em 217 turmas em todo o Estado, todos incluídos como parte do Plano de Alfabetização e Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos (Povo Alfabetizado), lançado em 2012 pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).
Participante do curso, a alfabetizadora voluntária de Senador Guiomard Verônica Geane Paixão Botelho espera retornar com ótimas experiências da formação para seu município. “Quando retornar, irei atuar na zona rural, e espero poder aplicar tudo que aprendi”, disse Verônica.