Motoristas e monitores de transporte escolar são capacitados em primeiros socorros

Pelo menos 50 motoristas e monitores que trabalham no transporte escolar de crianças e adolescentes da rede pública estadual de educação passaram por uma capacitação em primeiros socorros nesta segunda e terça-feira, 16, em Rio Branco.

Trata-se do primeiro curso da Fundação Escola do Servidor Público do Acre (Fespac) de 2017, e nesta etapa foram capacitados todos os motoristas e monitores dos ônibus escolares que operam nas zonas rurais de Rio Branco, de Porto Acre e de Senador Guiomard.

Profissionais do transporte escolar em simulação de socorro no Corpo de Bombeiros (Foto: Assessoria SEE)

A iniciativa é da própria Fespac, com o apoio do Corpo de Bombeiros, a pedido da Secretaria de Estado de Educação e Esporte do (SEE), onde esses profissionais estão lotados.

No fim da tarde desta terça-feira, 17, eles receberam seus certificados de conclusão, em cerimônia na Escola do Servidor Público.

Por 16 horas, o sargento João Luiz Gonzaga, especialista em técnicas de primeiros socorros, ministrou aos trabalhadores técnicas de como estabilizar, lidar com fraturas e como retirar vítimas de um eventual acidente do ônibus escolar, evitando mais danos aos feridos até a chegada dos profissionais socorristas.

“É um aprendizado para a vida toda. Aqui, aprendi técnicas como, por exemplo, colocar o colar cervical numa pessoa, o que eu jamais saberia fazer se não tivesse sido treinado adequadamente”, comemora Luciano Duarte, de 32 anos, motorista da linha da comunidade Barro Vermelho, que atende cerca de 50 estudantes da escola Jorge Kalume.

Trabalhadores do transporte escolar comemoram a certificação do treinamento dos Bombeiros (Foto: Assessoria SEE)

O curso é uma das muitas metas da Coordenação do Transporte Escolar da SEE, visando mais qualidade aos serviços prestados em 2017.

“Sabemos que não é fácil o que esses trabalhadores fazem. Muitos deles trabalham de segunda a segunda, por conta das atividades escolares extraclasses na zona rural”, frisa Silvia Mendes, chefe da Coordenadoria de Transporte da SEE. “Muitas vezes, eles acordam cedo e só vão largar o serviço quando a última criança é entregue com segurança em seu lar.”

Pela preservação da vida

Para o major James Clei Carvalho, diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros, os conhecimentos assimilados serão importantes para a vida toda. “Vocês agora têm algo precioso, que é saber preservar a vida”, lembrou o oficial.

Para o major James Clei Carvalho, diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros, os conhecimentos assimilados serão importantes para a vida toda (Foto: Assessoria SEE)

Segundo a professora Heloísa Oliveira Pantoja, presidente da Fespac, o curso de primeiros socorros foi o primeiro a ser requisitado à Fespac na área de saúde, sendo, portanto, pioneiro, já que comumente a demanda é para a área comportamental.

“O esforço deles para se aperfeiçoarem, mesmo no recesso de janeiro, quando estariam descansando,  me faz validar o entendimento de que a escola [do Servidor] cumpre o papel dela, que é o de formar nossos trabalhadores”, ressaltou Heloísa Pantoja.

De acordo com a SEE e com a Fespac, ainda este ano o mesmo curso será oferecido aos motoristas e monitores dos municípios da região do Vale do Juruá. Em todo o estado, eles são poucos mais de 200 profissionais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter