Motociclistas estão no foco do governo do Estado pela Semana Nacional de Trânsito, que iniciou nesta terça-feira, 18, abordando o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020”. A intenção é alertá-los sobre a gravidade das estatísticas que os colocam entre a categoria que mais se envolve em acidentes de trânsito, liderando um triste ranking em número de mortes e traumas. São também os motociclistas que mais ocupam os leitos dos hospitais nas internações.
Apesar da redução do número de acidentes em todo o estado em 2011, os motociclistas vítimas do trânsito superaram os do ano anterior. Foram 539 envolvidos em acidentes contra 524 em 2010. O valor dos gastos com internação é bastante expressivo se comparado com os gastos efetuados com pedestres, ciclistas ou condutores de automóveis. No ano passado, esse custo chegou a R$ 701.441,00.
O objetivo da campanha realizada durante a Semana Nacional de Trânsito no Acre visa à redução de mortes e lesões provocadas pelo trânsito, associadas aos fatores de risco: álcool e direção e velocidade excessiva ou inadequada. O número de casos de óbitos por causa externa, de acordo com o Sistema de Informação da Mortalidade/SIM no ano de 2010, foi de 449 mortes no estado do Acre e em 2011 foram 484 mortes, observado um aumento de 7,23%.
Segundo estatísticas realizadas pelo setor de Engenharia de Trânsito do Detran, os acidentes não fatais e acidentes sem vítimas apresentaram uma redução significativa em agosto de 2012. Esse resultado parcial é comparado ao mesmo período no ano passado. Em relação aos acidentes não fatais, a redução foi de 10,64%, índice considerado para cada 10 mil veículos. Já os acidentes sem vítimas registraram uma queda de 6,58%. Em agosto de 2011 foram 221 acidentes, enquanto em agosto deste ano o número reduziu para 190 acidentes.
Dos acidentes por transporte, o município de maior número de ocorrência, tanto em 2010 como em 2011, é Rio Branco, apesar de uma redução de 12,5% no número de óbitos, segundo o sistema de mortalidade (SIM). “Estamos desenvolvendo ações em parceria com o Detran, além da formação de comitê interssetorial na implantação do Projeto Vida no Trânsito”, explica Disneide Lopes, responsável técnica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado.
Disneide informa que a maioria dos acidentes de trânsito com vítimas fatais entre os anos de 2010/2011 atingiu a faixa etária entre 20 a 39 anos, com grande impacto social, econômico e de qualidade de vida das famílias destes jovens e adultos. A maioria das vítimas é do sexo masculino. O Detran informa, no entanto, que houve redução de 8% no número total de acidentes de trânsito. A redução é atribuída ao trabalho de educação de trânsito, campanhas e à Operação Álcool Zero.
{xtypo_rounded2}SEMANA DE TRÂNSITO
Entre as atividades da semana de trânsito está a assinatura de convênio entre o Detran e a Secretaria de Educação do Estado, referente à resolução 265/07 que trata da implantação de disciplina teórica/técnica sobre trânsito aos alunos do ensino médio da rede pública. Os motociclistas também serão alvo de abordagem das equipes de educação de trânsito no Senadinho, centro de Rio Branco, a partir das 14 horas.
Às 18 horas, um abraço simbólico ao Palácio do Governo e iluminação com luzes amarelas fazem alusão à Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. Alunos do Colégio Barão do Rio Branco (CEBRB) assistem, à noite, palestra sobre o Programa Álcool Zero. No dia 21 de setembro, a partir de 8 horas no Teatro Plácido de Castro, será realizado o I Fórum de Educação para o Trânsito do Acre, evento que terá assinatura de decreto entre Detran e secretarias municipal e estadual de Saúde para instituir a Comissão Estadual do Projeto Vida no Trânsito.{/xtypo_rounded2}