Considerado pela crítica especializada um dos mais originais comediantes do cinema, depois de Charles Chaplin, o premiado cineasta francês Jacques Tati é homenageado pelo conjunto de sua obra na “Mostra Tati por inteiro”. Os filmes serão exibidos gratuitamente, no Cine Recreio, de 29 de abril a 6 de maio, com sessões as 19 horas.
O projeto do Sesc nacional, em parceria com a Embaixada da França e o Institut Français, chega a Rio Branco após circular por várias cidades brasileiras. Na capital, a mostra é coordenada pelo Sesc Acre numa parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour.
A programação reúne seis longas-metragens, três curtas e o documentário “Tati: seguindo os passos do Sr. Hulot”, de 1957, dirigido por Sophi Tatischeff, filha de Tati. A obra que será exibida no dia 4 de maio apresenta o cineasta por trás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Como base nesses registros, Sophie Tatischeff, deu vida a este material, um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções.
A exibição do documentário abre com a palestra do produtor cultural e cineasta Sérgio de Carvalho. Ele falará sobre o cinema de Jacques Tati no contexto contemporâneo. Após o filme o público poderá participar de um bate-papo com Carvalho. A “Mostra Tati por Inteiro” passa a mensagem universal e inspiradora do cineasta francês.
Jacques Tati
A obra do cineasta reflete a observação do cotidiano. As expressões, os hábitos, manias e manifestações, que denunciavam as personalidades foram elementos fortes na construção de seus filmes.Tati contribuiu para a construção da crítica de costumes, que não deve ser lida a partir de uma relação direta com a realidade imediata, mas sim, a partir de suas escolhas, seleções e criações.
A sociedade ocidental contemporânea, o comportamento humano, as relações sociais, as questões inter-relacionadas com o desenvolvimento tecnológico, contidas na obra do cineasta francês, são elementos que proporcionam o debate e a reflexão. “A obra de Tati é preciosa para o trabalho desenvolvido pelo Sesc, junto aos diversos setores da sociedade brasileira”, afirma a assessora de Cinema do Departamento Nacional do Sesc, Nádia Moreno.
Serviço
29 de abril a 6 de maio
Horário: 19 horas
Local: Cine Recreio, Rua Senador Eduardo Assmar, 1291 – Calçadão da Gameleira. Entrada franca