O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril. Para festejar a data, a Filmoteca Acreana exibe produções de cineastas indígenas até sexta-feira, a partir das 19 horas, com entrada franca. Começa na segunda-feira, 15, com “O Amendoim da Cutia”, numa mescla de tradição e modernidade. Um jovem professor, uma pajé e o chefe da aldeia Paraná mostram o cotidiano do lugar durante a colheita do amendoim.
Realizado por quatro Xavantes e um Suyá, “A Iniciação do Jovem Xavante” estará em cartaz na terça-feira, 16. O filme retrata o ritual de iniciação do guerreiro, que exige força, paciência e disciplina dos envolvidos e toda a atenção da comunidade. Na quarta-feira, 17, a programação continua com os documentários “Novos Tempos”, de Zezinho Yube, e “Os Cantos do Cipó”, de Josias Maná e Tadeu Siã.
Na quinta-feira, 18, “Shomõtsi”, de Valdete Pinhanta, e “A Gente Luta Mas Come Fruta”, Bebito e Isaac Piãko, apresentam histórias vividas pela etnia Ashaninka. “As Hiper Mulheres” encerra a mostra na sexta-feira, 19. Temendo a morte de sua esposa idosa, um homem pede que seu sobrinho realize o maior ritual feminino do Alto Xingu, no Mato Grosso, para que ela possa cantar pela última vez. As mulheres começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.
{xtypo_rounded2}
Mostra de Filmes Infantis
Segunda-feira (15/04), às 10h e 15h
Filme: Pinóquio
Terça-feira (16/04), às 10h e 15h
Filme: Por Água Abaixo
Quarta-feira (17/04), às 10h e 15h
Filme: Aladdin e os 40 Ladrões
Quinta-feira (18/04), às 10h e 15h
Filme: Golfinho – A História de Um Sonhador
Sexta-feira (19/04), às 10h e 15h
Filme: A História Sem Fim 2
Sábado (20/04), às 16 horas
Filme: O Quarteto Fantástico
{/xtypo_rounded2}