Mostra de cinema destaca os direitos de crianças e adolescentes

O debate sobre os direitos de crianças e adolescentes é destaque na 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que será realizada de 8 a 13 de dezembro, na Filmoteca Acreana, com sessões às 13,15,17 e 19 horas. A entrada é franca.

Na mostra competitiva, o curta “6 Cups of Chai” (Índia, 2014, 7’) levanta a reflexão sobre o trabalho infantil. O filme de Laila Khan mostra a história de Dharavi, um menino que trabalha como vendedor de chá e mora na favela mais pobre de Mumbai, na Índia. Dharavi possui um desejo simples: ir para a escola, como as outras crianças.

“Sanã” é sobre as buscas do menino albino pela imensidão da paisagem maranhense (Foto: Divulgação)
“Sanã” é sobre as buscas do menino albino pela imensidão da paisagem maranhense (Foto: Divulgação)

Jovens e crianças de diferentes etnias e com diferentes condições especiais são focos da 9ª Mostra. Curtas como Sanã (Brasil, 2013, 18’), de Marcos Pimentel, e ‘Sophia’ (Brasil, 2013, 15’), de Kennel Rógis, são duas obras que tratam dos temas. No primeiro, a narrativa é sobre as buscas do menino albino ‘Sanã’, pela imensidão da paisagem maranhense. Já em ‘Sophia’, a narrativa é sobre uma menina com deficiência auditiva.

A relação entre violência e infância é tratada em “Growing” (Jordânia, 2013, 5’), de Tariq Rimawi. A animação mostra uma criança que usa uma arma de brinquedo e cresce com ela, conforme o curta se desenvolve. Outras obras compõem a cartela sobre os direitos de crianças e adolescentes.

A 9ª Mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Fundação Euclides da Cunha, além do patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No Acre, o apoio cultural é da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fundação Elias Mansour (FEM) e Secretaria de Estado de Turismo (Setul).

 

Programação

Facebook Rio Branco: https://www.facebook.com/mostradireitoshumanosacre?ref=bookmarks

Site: http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter