Pela primeira vez no Acre, evento traz filmes, bazar e exposição, e estimula o diálogo sobre o futuro do planeta
Está tudo pronto para a mostra de cinema ambiental “Fica o Ano Inteiro” no Acre, que começa nesta quarta-feira, 14, e vai até quinta-feira, 15, no Cine Teatro Recreio. As exibições se darão em sessões às 15 e 19 horas, totalmente gratuitas. O que o público de Rio Branco vai assistir são os filmes vencedores do XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado todo ano na Cidade de Goiás e que chega pela primeira vez ao Estado.
“Esse é o maior festival de cinema ambiental do mundo”, relata Silvio Margarido, cineasta e representante do governo estadual em Brasília, que articulou a vinda do Fica para o Acre. “A mostra de vencedores circula o ano inteiro pelo Brasil, só faltava o Acre.” Como parte da programação, às sessões das 15 horas, embora abertas, serão dedicadas a alunos do ensino médio. Cerca de 110 alunos de duas escolas já confirmaram presença através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).
A Secretaria de Meio Ambiente também participa da mostra, ocupando o hall do Cine Teatro Recreio para apresentar as ações que desenvolveu em 2011 acerca da educação ambiental. “A proposta do Fica casou muito com o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente”, conta Magali Medeiros, diretora executiva da Sema. “Queremos causar uma reflexão do que consumimos, afinal, o planeta é só um.”
Um bazar com produtos ecológicos também vai acontecer durante a mostra.
O secretário de Floresta João Paulo Mastrângelo é outro que apoia e acredita na iniciativa do Fica. “Incorporar essa discussão é essencial. Precisamos dialogar com a sociedade e nossos estudantes, principalmente de uma forma leve e atrativa.” O Fica também surge para consagrar o importante ano que 2011 foi para o audiovisual acreano, que intensificou sua produção cinematográfica autoral e teve a atuação forte dos cineclubes.
Confira a programação
Dia 14, às 15 e 19 horas
Prêmio: Troféu Cora Coralina de melhor obra
Filme: Bicicletas de Nhanderu
Ariel Ortega e Patrícia Ferreira (PE) / 45 minutos
Prêmio: Troféu Jesco Von Puttkamer de melhor média-metragem
Filme: O Desejo da Vila de Changh
Xia Chenan, produção chinesa / 38min25
Prêmio: Troféu João Bênnio
Filme: Teia do Cerrado
Uliana Duarte / 15 minutos
Dia 15, às 15 e 19 horas
Prêmio: Troféu Acari Passos de média-metragem
Filme: Pólis
Marcos Pimentel (MG) / 22 minutos
Prêmio: Troféu José Petrillo
Filme: TamanduAbandeira
Ricardo Podestá / 8 minutos
Prêmio: Troféu Carmo Bernandes para melhor longa-metragem
Filme: Os Guerreiros do Arco-íris da Ilha de Waiheke
Suzanne Raes, produção holandesa / 01h27
Mais informações sobre a programação, sinopses e trailers dos filmes no blog www.ficaac.blogspot.com