Reuniões de esclarecimento tiveram ampla participação dos moradores representando cerca de 1.200 famílias que vivem da região
Durante cinco dias uma equipe formada por representantes do Governo do Estado do Acre, do Conselho Nacional dos Seringueiros, Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, FETACRE e SIMPASA percorreram a bacia do Riozinho do Rola.
O que tornou a visita dessa equipe um sucesso é o assunto que não sai da cabeça da população que vive na área: uma Unidade de Conservação (UC). Foram realizadas quatro reuniões com grande participação dos moradores do Riozinho do Rola, igarapé Espalha e Vai-se-ver, que desejam que aquele território seja de fato uma Unidade de Conservação.
A região tem sido bravamente conservada pela população de aproximadamente 1200 famílias que vivem do extrativismo da castanha e seringa, produção de arroz, feijão, e a criação de pequenos animais.
Os benefícios com a criação da reserva são muitos. A área proposta detém a maior bacia hidrográfica do município de Rio Branco, responsável pelo abastecimento o rio Acre", conformou a chefe da divisão de áreas naturais protegidas, Silvana de Souza.
A criação da Unidade é uma luta de mais de 5 anos dos seringueiros e produtores rurais da região. Com a UC, vem também a regularização fundiária das colocações. A criação da unidade também trará tranquilidade às famílias, dos quais a maioria nasceu e se criou na região na condição de posseiro. Esta paz interior trará melhorias na qualidade de vida das famílias, além dos benefícios ambientais, pois a permanência deles vai garantir a manutenção da floresta. E pois eles são os verdadeiros guardiões da floresta.