Morador da Reserva Chico Mendes oferece degustação de café no estande do governo do Acre na Expo Abav, em Brasília

Morador da Reserva Extrativista Chico Mendes, o produtor de café Jorge Pereira da Silva está expondo e promovendo a degustação do seu produto no estande do governo do Acre na 51ª edição da Expo Abav – a  exposição da Associação Brasileira de Agências de Viagens, que ocorre em Brasília.

Produtor Jorge Pereira, da Reserva Extrativista Chico Mendes, apresenta seu café para visitante do estande do governo do Acre na Expo Abav, em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

O produtor foi levado para o evento pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e pelo Programa REM – para mostrar o seu produto no evento, onde estão sendo apresentados atrativos turísticos acreanos de base comunitária, como é o caso da Reserva Extrativista Chico Mendes. Essa reserva abrange os municípios de Xapuri e de Brasileia, região onde Jorge Mora.

Ele produz o café Raízes da Floresta e também promove uma imersão de turistas no mundo desse café na propriedade dele, ação que tem o apoio do governo do Estado e do Programa REM, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e executado, nesse tipo de caso, pela Sete. Para o produtor, apresentar produtos de base comunitária, como o seu, é uma grande oportunidade para as comunidades envolvidas e para a preservação ambiental.

Jorge lembrou que o Acre tem cerca de 80% do seu território preservado, incluindo várias reservas e destacou que “poder trazer desenvolvimento para  as pessoas de dentro dessas áreas de forma sustentável é a importância, o grande legado” da iniciativa.

O café

Jorge expõe e oferece degustação do Café Raízes da Floresta no estande do governo do Acre na Expo Abav, realizada em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

Sobre o seu produto, Jorge afirmou tratar-se de “um café especial feito para pessoas especiais”, que é produzido de forma sustentável e de uma área de preservação, dentro da floresta, o que lhe confere um sabor diferenciado. “É o chamado terroir, termo utilizado para diferenciar os produtos de regiões diferentes” explicou, reforçando que a região da sua produção garante diferencial ao seu café.

Jorge uniu a produção do café ao turismo de vivência, permitindo aos turistas uma experiência que inclui desde a colheita à degustação do café, chamado de imersão do grão à xícara. “A gente tem todo o cuidado de receber a pessoa na nossa propriedade, ensina como apanhar o café, como secar e preparar”, disse. Completando que, depois,  é degustar  “e conversar, porque o café é isso”, contou.

Degustação na Representação

Produtor da Reserva Chico Mendes, Jorge Pereira (à direita) apresentou seu café para servidores da Representação do Governo do Acre em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

Antes de começar a apresentar o produto na Expo Abav, na quinta-feira, Jorge fez questão de oferecer uma degustação do seu café para os servidores da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), desde os grãos,  aroma, forma de moer e fazer sem deixar a água ferver.

Servidor da área técnica da Repac, Leandro Naveca (direita) disse que é fã desse café acreano e já encomendou pacotes do produto.  Foto: Dilma Tavares/Repac

“Já encomendei meus pacotes” disse o servidor Leandro Naveca, que já é fã do produto.  “Sim, é melhor do que o meu” admitiu rindo o colega Anísio Rocha, que costuma preparar café  para colegas de equipe. O produto foi elogiado pelos demais presentes, como o assessor Samuel Lisboa e a diretora executiva, Rosângela Bardales.

Servidor da Repac, Anísio Rocha (direita) elogiou o café do protutor da Reserva Chico Mendes. foro: Dilma Tavares/ Repac

Também estava presente o secretário de turismo, Marcelo Messias, que reforçou: “É um café 100% acreano, desde o plantio à embalagem”. Ele  lembrou o crescimento da produção de café no estado e a importância do apoio à produtores como Jorge.

“O papel da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo é esse, de apoiar esse tipo de produtor”, disse o secretário prevendo sucesso para o produto, pelo diferencial de produção e pelo próprio nome.  “Me encantou e tenho certeza de que vai encantar o Brasil aqui e em outras feiras que a gente conseguir levar pelo país”, disse.

Agenda e Fornatur

Secretário de turismo, Marcelo Messias, durante assembleia do Fornatur, evento de secretários da área realizado antes da abertura da exposição da Abav. Foto: Dilma Tavares/Repac

Após o evento na Repac, na quinta-feira pela manhã o secretário Marcelo messias participou da 3ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) que tratou, entre os temas,  da nova lei do Turismo, sancionada recentemente, e sobre boas práticas e ações na área turística abrangendo questões ambientais, sociais e de governança. À tarde ele esteve no estande do Acre na Expo Abav e, à noite, representou o governador Gladson Cameli em evento sobre turismo na embaixada da República Dominicana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter