Montanhês já começa a receber os benefícios do programa Ruas do Povo

No final do ano passado, o Comitê Gestor visitou as ruas do bairro Montanhês e levantou toda a demanda dos moradores. Para garantir a trafegabilidade mesmo durante o inverno, as máquinas já estão trabalhando a todo vapor. No verão serão 52 ruas que serão pavimentadas, beneficiando uma comunidade de mais de cinco mil pessoas.

O Montanhês era um bairro esquecido, mas foi colocado dentro do programa Ruas do Povo, que irá pavimentar treze quilômetros de ruas. Para isso, serão investidos R$ 11,7 milhões, recursos que são provenientes da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

As primeiras intervenções no bairro já são comemoradas pelos moradores. As empresas que estão trabalhando no bairro realizam intervenções nas ruas e também nas redes de água e esgoto, além do piçarramento para garantir, além da passagem dos moradores, também o tráfego de veículos. Para quem estava há anos sofrendo com a lama e a poeira, a presença das máquinas no bairro representa a esperança de que, desta vez, as ruas serão pavimentadas e o fim do sofrimento está próximo.

O trabalho do comitê gestor do Programa Ruas do Povo durante o inverno resgata a credibilidade do poder público junto à população. Embora a pavimentação não possa ser feita no período das chuvas, a raspagem e a drenagem de algumas ruas melhoram não apenas o visual do bairro, mas a também a autoestima dos moradores.

As máquinas

A intervenção do comitê gestor no bairro Montanhês não é pouca coisa. Para se ter uma ideia, 16 máquinas trabalham no local para garantir as melhorias para os moradores. Isso sem falar no mais de 100 empregos diretos que são gerados pelo trabalho no bairro, Veja quais máquinas e equipamentos são utilizados no trabalho:

•          01 patrol

•          01 pá-carregadeira

•          01 retroescavadeira

•          01 rolo-compressor

•          01 escavadeira hidráulica

•          01 trator D6

•          10 caçambas

O tempo em que os moradores ficaram abandonados à própria sorte trouxe desesperança e muitos já estavam colocando suas casas à venda. Era o caso de Thales Marques, 47, morador da Travessa Melancia. A placa da venda da casa ainda está lá, mas ele garante que não vai mais vender a propriedade. Para ele, o trabalho que está sendo realizado no bairro representa um grande avanço, porque “é a primeira vez que a gente vê, de verdade, as máquinas trabalhando em nossa rua”. Ele relata que a rua estava intrafegável, e diz que fica feliz com os benefícios que estão chegando para a população.

Felicidade também é a melhor palavra que define o sentimento de Joycineide Costa, 22, moradora da Travessa Brasil. A partir dos trabalhos que estão sendo realizados no bairro, ela acredita que a situação vai ficar muito melhor. “Os vizinhos tinham muita dificuldade para sair com o carro no inverno, e a gente era obrigado a andar com a sacola nos pés”, lembra ela da realidade que vai ficar para trás.

Quem também está gostando da intervenção do comitê gestor no bairro Montanhês é Marcelo de Souza, 35. Morador da Travessa Brasil, ele acredita que a rua vai ficar muito melhor a partir de agora. “No inverno a situação aqui era muito difícil. A gente era obrigada a colocar brita e pedra no meio da rua para poder andar, mas o trabalho que está sendo feito agora está ótimo”, comemora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter