Mobilização contra zika envolve diretores escolares

Card Pacto ZikaA mobilização contra a dengue, chikungunya e zika foi reforçada com a Educação. Na tarde dessa terça-feira, 16, a equipe da Saúde estadual palestrou para os diretores das escolas de Rio Branco.

O objetivo é multiplicar o conhecimento sobre a prevenção, levando o tema para os alunos e comunidade. Também tem o intuito de fortalecer a manutenção dos cuidados nas unidades escolares.

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, apresentou o Pacto da Educação Brasileira contra o zika e cobrou uma contribuição efetiva dos gestores. “Todos temos responsabilidade com a problemática de nossa sociedade para a erradicação dos focos de criação do mosquito”, disse.

A gerente da Divisão de Prevenção e Promoção à Saúde, Maria Aparecida Menezes,  explicou: “Quando o mosquito coloca o ovo, é preciso da água nesta fase, que tem a duração de 30 a 45 dias. Ou seja, temos tempo para o combate e para quebrar o ciclo de transmissão. É necessário que cada um faça sua parte”.

Foram ressaltados, principalmente, a diferenciação entre as doenças e os sintomas mais agressivos apresentados na dengue hemorrágica. Material educativo será distribuído para que o combate ao mosquito Aedes aegypti seja trabalhado em atividades pedagógicas, durante todo o ano letivo.