Missão do Banco Mundial visita o Acre e analisa projeto que prevê saneamento para municípios isolados

Um grupo de técnicos do Banco Mundial (Bird) está no Acre para avaliar um projeto que prevê saneamento ambiental para os municípios de Porto Walter, Jordão, Santa Rosa e Marechal Thaumaturgo (Gleilson Miranda/Secom)

Um grupo de técnicos do Banco Mundial (Bird) está no Acre para avaliar um projeto que prevê saneamento ambiental para os municípios de Porto Walter, Jordão, Santa Rosa e Marechal Thaumaturgo (Gleilson Miranda/Secom)

Um grupo de técnicos do Banco Mundial (Bird) está no Acre para avaliar um projeto que prevê saneamento ambiental para os municípios de Porto Walter, Jordão, Santa Rosa e Marechal Thaumaturgo, por serem os que registram menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Estado.

Na manhã desta quinta-feira, 15, o grupo que compõe a missão do Bird, secretários de Estado e o governador Tião Viana estiveram reunidos para discutir a importância do projeto para as comunidades isoladas. A coordenadora-geral do Banco Mundial para o setor social no Brasil, Maria Madalena dos Santos, destacou que o projeto está bem encaminhado e que a equipe veio para acelerar o processo que visa o financiamento adicional para obras de saneamento ambiental.

Maria Madalena relatou ao governador Tião Viana que na quarta-feira, 14, a equipe visitou a comunidade da tribo Ashaninka e comunidades dos municípios que devem ser beneficiados com as obras de saneamento básico e que já receberam outras intervenções com recursos liberados pelo Banco Mundial.

 

Na manhã desta quinta-feira, 15, o grupo que compõe a missão do Bird, secretários de Estado e o governador Tião Viana estiveram reunidos para discutir a importância deste projeto para as comunidades isoladas (Gleilson Miranda/Secom)

Na manhã desta quinta-feira, 15, o grupo que compõe a missão do Bird, secretários de Estado e o governador Tião Viana estiveram reunidos para discutir a importância do projeto para as comunidades isoladas (Gleilson Miranda/Secom)

 

“As visitas foram muito interessantes porque vimos coisas que tinham sido planejadas e vimos a boa execução de projetos na área de saúde e de educação produção rural. Estivemos na reserva indígena Ashaninka e tivemos uma discussão com os indígenas, tendo percebido o compromisso que eles têm e a participação deles no novo projeto, inclusive com as novas propostas apresentadas pelos indígenas que fazem parte desse novo projeto”, conta a coordenadora-geral do Bird.

Investimentos em qualidade de vida

O secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, destaca que o diferencial desse programa será o saneamento ambiental. Serão feitos investimentos em rede de água, rede de esgoto, construção de miniporto e trabalhada toda a infraestrutura das áreas contempladas pelo projeto.

“Também será incluída uma parte de esgotamento sanitário em Cruzeiro do Sul. Esse é um programa que mantém as ações anteriores de serviços básicos que estavam sendo executadas pelo Estado na área de saúde, educação e produção. Porém, com o componente novo que é o saneamento ambiental”, afirmou Veríssimo.

Márcio Veríssimo frisa que o programa já está em estágio bastante avançado e a equipe do Banco Mundial dá o “pontapé inicial”, e a expectativa é de que até dezembro deste ano a operação esteja contratada. O governador Tião Viana agradeceu a visita da equipe do Bird e também essa oportunidade pela ampliação de crédito. Viana observou que o Acre tem amadurecido muito ao longo dos últimos 13 anos no desempenho de ações que respeitam a sustentabilidade, a preservação e o desenvolvimento socioeconômico.

O governador complementou afirmando que, como médico e administrador público, sabe da importância dos investimentos em saneamento.

“A parte de saneamento é um indicador fantástico para qualidade de vida de uma comunidade. Saneamento, saúde, pavimentação são ótimos indicadores e estamos fazendo no Acre investimentos fortíssimos nessas áreas, depois disso vem o desenvolvimento econômico”, concluiu Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter