Na solenidade de abertura do 1º Seminário de Pós-Graduação e Inovação do Acre, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 5, no novo auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac), o ministro de Ciência, Tecnologia e da Inovação, Marco Antônio Raupp, assegurou ao governador Tião Viana, autoridades e demais participantes do evento que o Acre e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT) terão total apoio de seu ministério.
Durante o ato, também foram confirmados convênios na ordem de R$ 18 milhões para investimentos na área de ciência, tecnologia e inovação, por meio da SECT e das demais instituições que fazem parte da secretaria.
Marco Raupp ressaltou que as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação são eixos estruturantes para o desenvolvimento sustentável do país. “Aqui na região amazônica o desenvolvimento sustentável é onde isso tem mais significado para criar alternativas de utilização de recursos sem destruir. A ciência, o conhecimento, a inovação são importantes para situações como essa, por exemplo”, comentou o ministro.
Raupp disse ainda que seu ministério está tomando as iniciativas, juntamente com todos os Estados da Amazônia, incluindo o Acre, para desenvolver um Plano de Ciência e Tecnologia para a Amazônia. “O Plano Amazônia deverá mostrar a importância desta região nesse contexto. Esse plano deverá ser lançado em agosto, após a realização de muitas reuniões como uma política de Ciência e Tecnologia para toda a Amazônia”, afirmou.
O governador Tião Viana frisou que o mundo precisa de uma conciliação entre o conhecimento, a ciência, a tecnologia, o meio ambiente e os recursos naturais. “Hoje todos sabem que nosso planeta é um organismo vivo, depende das partes”, observou Viana.
Tião Viana disse que o governo da presidente Dilma Rousseff, que tem como seu representante nesse setor o ministro Raupp, traz o sentido de importância da ciência e da tecnologia e a necessidade de mais velocidade dessa área no país, para o bem-estar do povo.
“Não há desenvolvimento regional ideal sem a incorporação da ciência e da tecnologia. No Acre nós estamos com o mais ousado projeto de formação de pós-graduação na região amazônica em andamento, graças a uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia e com a nossa Secretaria de Ciência e Tecnologia. A hora do Acre ainda é de acelerar intensamente a formação do conhecimento por meio dos cursos de pós-graduação, pensando desde o aluno até o professor, para gerar uma contribuição à vida”, conclui o governador.
Convênios de R$ 18 milhões para o Acre
Aníbal Diniz, senador pelo Acre, declarou que prestigiou a abertura do seminário como forma de cumprimentar a SECT, na pessoa de seu secretário Marcelo Minghelli, e os institutos que são ligados a essa pasta, por entender que, por meio da atuação dessa secretaria, o Acre estará estimulando o crescimento científico, tecnológico e inovador no Estado.
“Esse convênio trará benefícios tanto para a área de pesquisa, com a disponibilização de bolsas que vão atender alunos de nível médio, de graduação e nas demais áreas de pós-graduação, como mestrado e doutorado. Isso tudo contribui imensamente para projetos de desenvolvimento sustentável, porque teremos mais mão de obra qualificada e novas formas de explorar, de maneira sustentável, as potencialidades que o Acre tem”, disse Aníbal Diniz.
O senador lembrou que o deputado federal Sibá Machado, em parceria com secretários e a equipe de governo, tem dado grande contribuição para a vinda de recursos ao Estado para fomentar a área de pesquisa científica.
Galeria de Imagens